UESPI de São Raimundo Nonato recebe apoio do Deputado Hélio Isaias

284

Os docentes e discentes da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Prof. Ariston Dias Lima de São Raimundo Nonato, se reuniram com o Deputado Hélio Isaias para apresentar demandas acadêmicas e estruturais do Campus, com o intuito de obter o apoio e estabelecer uma parceria para alcançar soluções viáveis que possam atenuar os problemas que a Universidade vem enfrentando.

A reunião foi pautada apresentando a atual situação do Campus de São Raimundo Nonato, que se encontra atualmente com uma carência significativa de professores, o que tem comprometido a formação de graduandos e suas respectivas conclusões de cursos. Desde 2018 até o presente período letivo são 56 componentes curriculares que não foram cursadas pelos estudantes por não ter professores do Curso de Pedagogia suficientes para atenderem as demandas dos quatro cursos ofertados pela IES – Curso de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia.

Outro ponto abordado é a atual situação em que se encontram os alunos que são assistidos por Programas de Assistência Estudantil, os quais se encontram sem receber as bolsas de Monitoria, Auxílio Alimentação e Moradia. Em situação semelhante se encontram os Funcionários Terceirizados da Limpel e Brasão sem recebem seus salários, lembrando que esses funcionários são de extrema importância para a manutenção logística da Universidade.

Em relação a demanda estrutural aguardamos a aprovação e execução de projetos já encaminhados, como o da Brinquedoteca que não só servirá de espaço de acolhida dos filhos pequenos dos discentes que não tem onde, nem com quem deixar seus filhos nos horários de estudo, mas também servirá de espaço de pesquisa para desenvolvimento de estudos científicos na área da educação. Vale ressaltar que a Brinquedoteca foi também pensada e planejada para atender crianças com deficiências e/ou mobilidade reduzida, promovendo assim a inclusão das mesmas neste espaço. Além desse projeto foi encaminhado o projeto de Reforma e ampliação do Campus e da Biblioteca, estes projetos favorecerão não só os estudantes e profissionais que trabalham da instituição mais também a comunidade local. Sobre esses projetos até o momento presente não obtivemos resposta, nem previsão de execução.

O Campus da UESPI em São Raimundo Nonato tem uma enorme relevância na formação profissional de professores e pesquisadores, recebendo estudantes de todo o território da Serra da Capivara, até mesmo de outros estados do país, porém se a atual situação continuar o Campus corre sério risco de ter suas atividades suspensas, por essas demandas emergenciais professores e alunos buscaram o apoio e parceria do Deputado Hélio Isaias.

Ciente da situação da instituição, apresentada pelos professores presentes, o Deputado se comprometeu em colaborar no sentido de buscar soluções para resolver ou no mínimo amenizar os problemas enfrentados pelo Campus.

Deixe sua opnião