TSE aprova envio da Força Federal para 114 cidades do Piauí para coibir violência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a requisição de apoio da Força Federal ao Piauí para as eleições 2018.  Ao todo serão contemplados 114 municípios piauienses.

A solicitação é devido a falta de policiamento em algumas regiões e por acirramento na campanha eleitoral.  O objetivo é garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração. Além de atuar para inibir a perturbação da organização e realização dos pleitos, os militares podem ser requisitados para auxiliar a Justiça Eleitoral no apoio logístico, levando equipamentos e pessoal a locais longínquos e isolados.

A solicitação foi do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o objetivo de garantir a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral no Estado.

A requisição das tropas para o Piauí foi aprovada pelo plenário em sessão administrativa nesta terça-feira (07). Além do Piauí, tiveram a aprovação do envio para os municípios do Rio de Janeiro (41), Maranhão (72) e Acre (11).

De acordo com o TSE, os municípios contarão com o apoio da Força Federal para “garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da apuração dos resultados das Eleições Gerais 2018”.

O TSE esclarece que “os pedidos de requisição foram formulados pelos juízes das Zonas Eleitorais das respectivas Unidades da Federação. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por sua vez, encaminharam ao TSE a relação das localidades nas quais se faz necessária à atuação da Força Federal”.

“As solicitações aprovadas serão encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas”, ressaltou o Tribunal Superior.

Carlienne Carpaso

Deixe sua opnião