Sob críticas e elogios, Praça do Relógio passa por reformas, ganha relógio e um novo formato

A Praça do Relógio do município de São Raimundo Nonato passou recentemente por reformas e ganhou novo formato, sendo alvo de críticas e elogios da população. Um ambiente natural em que a população emite sua opinião sem haver necessidade de terceiros para falar por ela.

Nas redes sociais, é possível perceber a livre iniciativa das pessoas manifestarem suas críticas cobrando mais arborização e mais assentos, alguns afirmam a necessidade de que estes bancos tem a serventia para o pessoal do interior esperar suas vans e realizarem o seu bate papo por volta do meio dia. As críticas que partem de uma parcela da população, são construtivas e a administração deve saber ouvi-las e trabalhar para que melhore.

continua depois da publicidade

Por outro lado, há uma população que sempre cobrou a volta do Relógio para a Praça. No centenário do município, no ano de 2012, a população cobrou ao então Prefeito Padre Herculano que presenteasse a Praça, com o retorno do relógio, mas o mesmo não realizou o pedido.

Contando um pouco da história da Praça do Relógio, no final dos anos 40, com a finalidade de melhorar um espaço comercial, o prefeito de São Raimundo Nonato Sr. Bitoso construiu uma praça. O local era o ponto de encontro de moradores da região que vinham na cidade todos os sábados. Eles chegavam montados em burros, cavalos, jumentos e na maioria das vezes a pé para comprar e vender mercadorias como: farinha, tapioca, feijão e milho.

Pelo fato da praça ter a forma de uma roda todos chamavam carinhosamente de RODINHA DO BITOSO. Mais tarde, no início dos anos 70, já na gestão do prefeito Newton Macêdo recebeu o nome de Praça Júlio Paixão a qual foi colocado um grande relógio e que todos passaram a chamá-la carinhosamente de PRAÇA DO RELÓGIO.

A praça do Relógio deixou de ser o ponto comercial para se tornar o ponto de encontro dos amigos, dos namorados que se encontravam no barzinho que ficava no centro da praça o BAR ÁGUA VIVA , das crianças que brincavam e passeavam sem se preocupar com o horário pois o relógio lembrava a cada segundo a hora que o pai determinara para chegar em casa , também se tornou o local de movimentos populares. Em 1993 a Praça foi demolida para ganhar uma nova forma, sem o relógio.

Hoje, 26 anos após a retirada do relógio e passar por 5 administrações que não tiveram interesse ou oportunidade em repor o relógio. No ano de 2018 e início de 2019, a Prefeita Carmelita Castro resolveu devolver o Relógio a Praça, fazendo jus ao seu nome.

O novo formato recebeu além do relógio, um sistema de iluminação de LED desenvolvido com exclusividade para a praça, espaço com bancos, que contém cobertura, e dois pontos de apoio para mototáxi. Um estacionamento para carros e o palco para apresentações e manifestações populares.

O artista plástico Júnior Mesquisa também realizou um desenho em alto relevo, representando a antiga Rodinha do Bitoso.

Para além dos elementos já construídos, o processo de paisagismo ainda não fora finalizado, paisagismo este, que atenderá as críticas feitas pela população quanto a questão de arborização, além de aliar a modernidade, valorizando sua beleza e relevância histórica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo