São Raimundo Nonato tem 213 pacientes curados do novo coronavírus

O município de São Raimundo Nonato registrou até a noite de ontem, 30/06, a marca de 213 pacientes recuperados do novo coronavírus, este número representa 51% de cura dos 417 pacientes infectados pela doença. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde através de Boletim Epidemiológico.

Apesar do crescimento de casos confirmados, o número de curados cresce a cada dia, dando esperança e fortalecimento de fé na população. É um dos municípios com a maior porcentagem de curados até o momento em todo o Estado do Piauí. O município também registra 03 óbitos, o que representa uma taxa de letalidade de 0,71%.

Pacientes recuperados tem garantia de imunidade?

Os números de pessoas que se recuperaram da Covid-19 é importante para entendermos a evolução da doença, mas ainda não explica uma dúvida comum entre pesquisadores e especialistas: passar pela doença garante anticorpos, ou uma imunidade, contra o vírus no futuro?

E, se garantir os anticorpos, por quanto tempo eles serão capazes de proteger o corpo contra esse vírus? Meses, anos? Essas são perguntas para as quais ainda não há respostas certas ou diretas.

Conforme lembra o médico imunologista Marcello Bossois, ainda não se sabe também se o vírus pode ficar em estado de latência no organismo humano, como é o caso também da catapora.

“O vírus fica no organismo e pode se manifestar mais tarde como herpes-zóster. Mas também tem a hipótese de o vírus estar em mutação e, apesar de produzir os anticorpos de memória, eles não seriam suficientes para proteger de outras mutações”, explica o médico, que reforça que boa parte das informações relacionadas ao novo coronavírus são hipóteses, e não consenso.

Botão Voltar ao topo
Fechar