Professor de São Raimundo Nonato publica artigo em revista científica

926

O professor de Física e diretor-geral do Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Francisco Nogueira Lima, em parceria com os professores Marcelo Leite Lyra e Rodrigo de Paula Almeida Lima, ambos do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), publicaram artigo no periódico de circulação internacional Brazilian Journal of Physics – SPRINGER NATURE.

O professor de Física e diretor-geral do Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Francisco Nogueira Lima.

A publicação, da área de física teórica, de título ”Spontaneous Radiation of a Two-Level System Confined in a Reflective Spherical Shell Quantum Dot”, consiste nos resultados finais do trabalho de doutorado do professor do Francisco Nogueira, objeto da parceria DINTER firmada entre o IFPI e a UFAL.

Confira o artigo.

O artigo aborda a radiação espontânea de um sistema atômico aprisionado em uma cavidade esférica. A emissão espontânea não é apenas uma propriedade intrínseca de sistemas excitados, mas é fortemente dependente do conteúdo espectral das flutuações de ponto zero do vácuo eletromagnético, e completamente influenciado pela presença de superfícies de contorno. No problema investigado pelo servidor foi verificado em que termos geometrias esféricas podem afetar as taxas de emissão de sistemas atômicos presos nessas geometrias.

O controle dos processos de emissão é fundamental para correta definição do desempenho de dispositivos optoeletrônicos, tais como telas de iluminação, lasers, amplificadores e células solares. A possibilidade de ajustar ou controlar o processo espontânea tem sido interpretada como um importante avanço para o desenvolvimento de uma nova classe de dispositivos ópticos quânticos, como nanoespectrômetros, nanolasers, estruturas eletroluminescentes, com crescente interesse da comunidade científica.

Deixe sua opnião