Polícia descobre fraudes na ‘Operação Carro-Pipa’ e prende motorista

Equipes das Policias Militar e Civil, em abordagem a um caminhão pipa prenderam em flagrante a pessoa de Ronaldo Alves da Silva natural de Campo Alegre de Lourdes, Norte da Bahia, o mesmo estava conduzindo o caminhão pipa, de placa DJB 2529, e ao ser realizado a busca no veículo foram encontrados, dez MEM (módulo embarcado de monitoramento). Esses MEM são aparelhos de GPS para verificação das rotas dos caminhões pipas.

O que ocorria era seguinte; os motoristas desses carros pipas retiravam os aparelhos de GPS de seus caminhões pipas e instalavam apenas em um caminhão somente para evitar as despesas de abastecimento dos caminhões e ganhar a vigem sem ter sido realizada,ou seja a viagem para quem necessitava da água, não era feita, e pelo GPS, computava a viagem do caminhão realizada, resumindo quem ficava no prejuízo era a família da roça que precisava da água e não recebia, fizemos contato com os prepostos do exército Brasileiro, e o mesmo foi apresentado a delegacia de Campo Alegre de Lourdes onde o delegado flagranteou Ronaldo no art.251(estelionato).

A fraude funcionava da seguinte forma, um único caminhão pipa ia até o manancial cadastrado pelo exército com o vários rastreadores GPS de outros caminhões simulando assim várias viagens de outros caminhões. Enquanto esses caminhões, ficavam no município e abasteciam em qualquer aguadas da região de Campo Alegre de Lourdes, e levando água sem nenhum tratamento para o consumo das famílias campoalegrense.

continua depois da publicidade

Ronaldo foi conduzido para o Batalhão do exército em Petrolina, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Vale ressaltar que um único pipeiro foi preso, e os equipamentos dos outros pipeiros nos confirma que esta máfia é bem grande, onde estão vários envolvidos. Cabe agora a polícia investigar, mas também os vereadores eleitos para fiscalizar o município, subir na tribuna da câmara de defender a população sofrida do município.

A má distribuição de água do programa operação pipa no município de Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, já estava sendo notória pela população há bastante tempo.

Má distribuição pelos apontadores onde não realizam o rodízio de famílias que recebem a água, onde uma mesma família recebe mais de uma pipa de água em em mês, enquanto outras famílias ficam vários meses sem receber uma única pipa dágua.

Pipeiros pegam água em aguadas próximo a sede do município, e distribuem para as famílias sem se preocupar com qualquer tipo de fiscalização. ( Por exemplo: Pipeiros estavam pegando água durante à noite na beira da BR no Povoado Velame, “Durante toda a madrugada era carros pipas chegando e saíndo daqui pegando água”

A sede do município de Campo Alegre de Lourdes está há vários dias sem abastecimento de água da operação carro-pipa.

Cabe a prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes através do setor responsável, escolher apontadores, cadastrar localidades, fiscalizar entrega de água e denunciar possíveis irregularidades no programa. E cabe ao Exército apurar as denúncias feitas pelo município, não havendo denúncias por parte do município, o exército não virá investigar.

Fonte: Remanso-Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo