Moda e promoções: porque são tão pouco ecológicas?

Muito se ouve falar do impacto da moda e das promoções na sustentabilidade da Terra. De facto, o lado mais imediatista e efémero da moda parece ter um impacto direto na poluição, sendo que o consumo excessivo e desnecessário é ainda promovido pelos saldos e as grandes promoções, como a Black Friday. Mas, afinal, porque são tão pouco ecológicas estas promoções? E qual será o impacto da moda? Venha descobrir!

A efemeridade faz parte do século XXI e da forma como o ser humano vive o seu cotidiano nesta época.
Longe das noções da antiguidade, onde se fazia uso dos produtos até que estes estivessem totalmente inutilizados, você dará conta de que substitui os seus produtos de vestuário, calçado e mesmo seus acessórios com frequência, para se adaptar às tendências do momento.
Além de existir uma grande pressão social para que se sigam as modas, as próprias formas de gestão empresarial fazem com que o consumo tenda a aumentar, nomeadamente através da apresentação de produtos mais acessíveis e de grandes épocas promocionais, que permitem que todos tenham acesso aos produtos comercializados.

A procura por produtos não essenciais é algo que é particularmente visível em épocas como a Black Friday, onde o desejo consumista atinge o seu expoente máximo. Esta tipo de promoção, no entanto, não traz consigo apenas um aumento das vendas mas também um aumento da poluição, na medida em que não só promove uma maior produção, como uma maior tendência para deitar fora os produtos antigos, mesmo que estes se encontrem, ainda, em bom estado.

continua depois da publicidade

Numa fase onde já é possível alugar a sua próxima roupa e onde os mercados tentam adaptar-se às políticas da sustentabilidade, as promoções sobre as marcas de moda parecem contrariar o modelo ecológico e gerar mais desperdício.

Descubra o efetivo impacto das promoções e da moda na ecologia.

A poluição e a sua relação com as épocas promocionais

A Black Friday corresponde ao final de semana mais aguardado pelos consumidores, na medida em que permite que produtos diversos, incluindo produtos de moda (roupa, calçado, acessórios), eletrodomésticos e novas tecnologias fiquem a preço de saldo.
Além desta época de descontos, outras ações promocionais acontecem ao longo do ano, com saldos e descontos em produtos específicos.
Se considerarmos que os produtos são, hoje, bastante mais econômicos do que eram anteriormente, devido ao consumismo, e somarmos a este facto a baixa de preço gerada pelas promoções, compreendemos que todo o sistema visa, no fundo, garantir que o consumidor sente apelo pela compra, levado pelo imediatismo e a acessibilidade.
Cada vez que se substitui um produto que ainda não está em final de vida, estamos a transformá-lo em lixo e a agravar a situação mundial de poluição. Esta busca pela novidade a preços acessíveis tem, por isso, feito com que se descartem bens que poderiam, em casos regulares, continuar a ser utilizados.

O contrariar da tendência

A moda tem um papel na poluição mas isto não significa que não se esteja a tentar contrariar a tendência.
Algumas ações de sustentabilidade têm sido feitas, através da publicidade, da aplicação de princípios sustentáveis no momento da produção e também através da reutilização, por meios como o aluguer de fatos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo