ICMBio libera recursos para cogestão na Serra da Capivara

Verbas serão repassadas à Fundação Museu do Homem Americano.

78

Em seu último ato como presidente do ICMBio, o engenheiro florestal e analista ambiental Paulo Henrique Marostegan e Carneiro assinou portaria liberando 1,5 milhão para à Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), fazer a cogestão do Parque Nacional da Serra da Capivara em 2019. A liberação dos recursos foi um pedido pessoal do deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB), que esteve pessoalmente na sede do órgão para acompanhar o processo autorizado pelo ex-ministro do Meio Ambiente Edson Duarte (PV), antes de deixar o cargo.

A informação da liberação dos recursos foi feita pessoalmente pela nova chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, arqueóloga Marian Rodrigues que esteve hoje pela manhã em audiência com a diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano, pesquisadora Niéde Guidon. A expectativa agora é que os trabalhos de manutenção, conservação e fiscalização da reserva federal sejam normalizados.

Desde meados de 2017que a FUMDHAM vinha denunciando o boicote e descaso doICMBiono repasse dos recursos para a cogestão do Parque Nacional Serra da Capivara que precisa de investimentos anuais para manter o nível de excelência implanto no parque do Piauí, considerado uma das reservas federais mais bem estruturadas do país.

Segundo a nova chefe Marian Rodrigues, o fluxo de turistas está crescendo de forma significativa a cada mês e esses recursos possibilitarão que a FUMDHAM possa manter os trabalhos em andamento na unidade de conservação. Rodrigues ainda anunciou que entre as suas metas para 2019 está a finalização e aprovação do Plano De Manejo da reserva para que todos os trabalhos tenham uma linha clara de atuação. “Também desejamos envolver, cada vez mais, as comunidades da zona de entorno nas ações desenvolvidas no parque nacional”, finalizou a nova gestora que é filha da cidade de Coronel José Dias, formada em São Raimundo Nonato e com especialização na Europa.

Deixe sua opnião