Hidrojateador auxilia a limpeza da rede de esgotamento sanitário

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e em parceria com a Agespisa estão a manutenção do sistema de esgotamento sanitário existente em várias ruas e avenidas.

O objetivo é permitir que o grande volume de esgoto possa fluir com rapidez e evitar transbordo nas ruas. Os colaboradores encontraram um grande acúmulo de resíduos de material de construção, roupas, capa de gordura, e plásticos que estavam obstruindo os PV’s e provocando o vazamento do esgoto.

continua depois da publicidade

As nossas equipes de desobstrução e limpeza da rede coletora de esgoto atuam sempre que ocorre alguma anomalia na rede.

O secretário Martinho Afonso (Lobinho) ressalva, no entanto, que em alguns casos, apesar do bueiro limpo, pode ocorrer transbordo, devido à obstrução nos tubos que formam a rede que coleta os resíduos. O PV é um dos elementos que compõem o sistema de esgotamento sanitário e serve para dar acesso à inspeção e limpeza de canalizações. O serviço é realizado de duas formas: manualmente, com o uso de enxada, pá e uma chave de ralo; ou com o caminhão hidrojateador. Neste caso, durante a limpeza é criada uma ligação entre o poço de visita e a rede que por meio de uma sonda, conectada ao caminhão, faz a desobstrução do trecho, normalizando o escoamento do resíduo acumulado.

“O tratamento do esgoto começa em casa, quando as pessoas evitam de jogar lixo, gordura, produtos químicos industriais. Se todos fizessem isso, não haveriam tanto entupimentos”, explicou o secretário.

A parceria entre a Prefeitura de Municipal de São Raimundo Nonato e Agespisa prevê complementar o sistema de esgotamento sanitário de aproximadamente 15.000 metros de tubulações que atende 1.283 residências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo