Dia de campo mobiliza mais de 70 apicultores de Fartura do Piauí

517

O  Comitê Gestor da Apicultura de Fartura-PI, realizou neste sábado dia 13.04.2019, evento denominado “DIA DE CAMPO”  na Unidade Produtiva do Sr. Genésio Rodrigues  com os  participantes do Plano de Ação Territorial da Apicultura de Fartura do Piauí. 

José Leopoldino –Coordenador do PAT local, falou da importância do trabalho que está sendo realizado através do Plano de Ação Territorial e a organização dos apicultores do município.

Raimundo Ferraz da Silva – BNB – Mostrou os resultados alcançados pelo Plano de Ação no território a exemplo da implantação de área de pastagem nativa,  implantação e reforma  de casas de mel, financiamentos etc. E  apresentou as  principais linhas de crédito direcionados aos apicultores.

Erasmo Carlos: SEPLAN –Subcoordenador do Conselho Territorial – Abordou o trabalho do Conselho de Desenvolvimento Territorial  no âmbito do Plano de Ação Territorial,  destacou a importância da implantação de pastagem nativa nos projetos do Banco,  Projeto viva o semiárido  e melhoramento genético  de abelhas rainhas, elemento essencial  para alcançar a produtividade necessária previsto no PAT.

Genésio Rodrigues – Apicultor – Fez uma demonstração do trabalho que está sendo desenvolvido  em sua propriedade  no tocante  ao  manejo apícola, reposição de abelhas rainhas e os resultados desse trabalho.

Pedro Augusto Ribeiro – SENAR – Ministrou palestra informativa abordando as  seguintes temática:  história da apicultura no Nordeste,  bioma da  Caatinga, importância da preservação da mata nativa, vantagem da utilização de colmeia padrão na criação racional de abelhas, boas práticas nas colheitas de mel e dos produtos da colmeia além do mel.

Durante o evento, foram distribuídos  sementes de moringa, garrafas padronizadas de mel e geleia real para os participantes do evento.

O evento contou com a participação dos membros do comitê gestor de apicultura de Fartura, representantes do SENAR-PI, EMATER, SEPLAN, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE FARTURA, ASSOCIAÇÕES DE APICULTORES E BNB DE S.RDO.NONATO-PI, totalizando 76 participantes, com excelente repercussão na comunidade local.

Deixe sua opnião