Coligação de Dr. Pessoa tenta na Justiça impedir divulgação da pesquisa Ibope

A Coligação “Mudar para cuidar da nossa gente”, encabeçada pelo candidato ao governo do Piauí Dr. Pessoa (SD), ingressou com representação eleitoral com pedido de impugnação e suspensão de divulgação da pesquisa Ibope. O levantamento, encomendado pela TV Clube, tem previsão de divulgação para esta quinta-feira (20/09), durante o Piauí TV 2ª Edição.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PI- 08528/ 2018, a pesquisa foi realizada em municípios piauienses com início no último dia 14.

continua depois da publicidade

Na representação, a coligação sustenta que a pesquisa “chama a atenção, dada a tendenciosidade e imparcialidade”, alegando suposta desobediência às regras previstas na Resolução TSE nº 23.549/2017, “omitindo informações relevantes que afasta a confiabilidade do resultado, dado a possibilidade de sua manipulação para favorecer” alguns candidatos, em especial o atual governador.

Uma das primeiras justificativas é que a pesquisa, registrada como quantitativa, considera variáveis qualitativas, e traz perguntas ao eleitor sobre a posse ou não de título, sobre local de votação e comparecimento no pleito passado. A definição do espaço amostral e sorteio probabilístico dos municípios é também questionada.

A coligação questiona ainda uma das perguntas do formulário sobre a corrida ao Palácio do Planalto, que traz ainda o nome de Luiz Inácio Lula da Silva, que ao tempo do registro já tinha sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, “não tendo portanto nenhuma possibilidade de ser considerado candidato”.

– Clique para ver a íntegra da representação

Além do pedido de impugnação da pesquisa, a presentação pede ainda que o patrocinador da pesquisa seja investigado pelo Ministério Público Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo