Incêndios no corredor ecológico afetam parques ambientais

O tempo seco é propenso para que os incêndios se propaguem. É justamente o que tem ocorrido na região sul do Piauí, nas proximidades e dentro do que se chama de Corredor Ecológico.

O Parque Nacional Serra das Confusões está vivenciando um desses incêndios que já dura cerca de uma semana. Por situação semelhante tem passado o parque Nacional Serra da Capivara. E boa parte desses casos tem ocorrido por queimadas em assentamentos na região.


Região do Corredor Ecológico

A coordenadora do Parque Nacional serra da Capivara Maria Lúcia comenta que “outro dia um senhor de 81 anos nos procurou para dizer que foi matar uma cobra cascavel, tocou fogo no animal, o vento levou as chamas e o fogo se espalhou pelo terreno do vizinho, e tomou grandes proporções”.

continua depois da publicidade

Falando em grandes proporções, o incêndio que já dura uma semana, no Parque Nacional Serra das Confusões persiste, mesmo com as investidas dos brigadistas. Lá são 28 e na Serra da Capivara, 14. “Nós não temos corpo de bombeiros em aqui nem nas cidades próximas”, diz Maria Lúcia, confirmando que esse trabalho é realizado pelos brigadistas tanto nos dois parques, quanto em lugares próximos.


Serra das Confusões

Lúcia explica que recentemente o Parque Nacional Serra da Capivara passou por 5 incêndios. Ela diz que às vezes os incêndios acontecem simultaneamente, dificultando o trabalhos de contenção. “Conseguimos controlar , não houve prejuízo para o Parque em si mas afetou o entorno da APP”. A área à qual ela se refere é ‘área de preservação permanente e podem causar danos ao ecossistema.

O Parque Nacional serra das Confusões é coordenado pelo Sr. José Wilmington Paes Landim Ribeiro. Ele confirma que os esforços são enormes para que o fogo não alastre pelas proximidades e cause danos ainda maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo