MODELO IMPLANTADO PELA FUMDHAM SERÁ
MANTIDO PELO ÓRGÃO FEDERAL NO PARQUE PIAUIENSE
Fazendo jus a sua importante história de pesquisador e ambientalista, principalmente à frente do WWF onde atuou durante anos, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Claúdio Marretti, decidiu manter a parceria de co-gestão entre o Governo Federal e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), que tem à frente a pesquisadora paulista Niéde Guidon.
Com isso, o modelo de gestão implantado no Parque Nacional Serra da Capivara (Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO), e reconhecido mundo afora, será mantido nos mesmos moldes atuais, garantido empregos para população local, segurança de conservação dos recursos naturais e riquezas culturais, proporcionando ao Brasil uma das unidades de conservação mais bem estruturadas do país.
Claúdio Maretti ficou impressionado com a infraestrutura do parque e ontem visitou o circuito turístico da Pedra Furada, onde pôde desfrutar do espetáculo de luz no monumento geológico considerado o cartão postal do Piauí, além de conhecer as principais pinturas rupestres com iluminação artificial sob uma passarela construída no magnifico templo pré-histórico.
As informações me foram passadas hoje pela manhã pela pesquisadora Niéde Guidon, 84 anos, que se mostrou satisfeita com a decisão do ICMBio e disse que a luta em busca de recursos para manter a qualidade da reserva deve continuar com a ajuda da iniciativa privada e de órgãos governamentais do Brasil e do exterior.
Satisfeita com a decisão a Vice-Governadora do Piauí, Margarete Coelho, deve ir a São Raimundo Nonato participar do evento realizado pelo ICMBio no Museu do Homem Americano e anunciar algumas surpresas para FUMDHAM, entre elas a renovação de um convênio de apoio financeiro ao parque, assim como, a decisão do Governador Wellington Dias, de autorizar a publicação de um livro de arte retratando as belezas da Serra da Capivara e todo o trabalho da equipe de Niéde Guidon. O projeto será desenvolvido pelo jornalista Sérgio Adeodato, ganhador de vários prêmios de jornalismo em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Piauí e a Fundação Museu do Homem Americano.
A expectativa agora, é que Claúdio Maretti consiga chegar a um acordo para também transformar o vizinho Parque Nacional Serra das Confusões, com 825 mil hectares – a maior reserva do Nordeste – em parque modelo com infraestrutura que permita a conservação de seu rico patrimônio. E, com isso, a possibilidade de turistas do Brasil e do exterior desfrutar dessa maravilha da natureza que tive a iniciativa de ir a Brasília e sugerir ao Governo Federal a sua criação em 1998. Um legado que deixo com muito orgulho para às futuras gerações.
Para conhecer melhor o trabalho de ANDRÉ PESSOA veja o link:www.flickr.com/photos/andrepessoa
Como a falta de recursos ainda é um problema para o parque, sugiro que todos assinem e repassem a petição abaixo: