O Piauí, como os demais Estados, encontra-se numa corrida contra o tempo para montar novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes portadores de coronavírus (Covid-19).
O secretário de Saúde, Florentino Neto, informou ontem que o Plano de Contingência relativo ao Covid-19 prevê a locação de leitos de UTI’s junto à iniciativa privada.
Ele esclareceu que os novos leitos serão fornecidos por uma empresa privada e instalados dentro de hospitais públicos, já com tudo funcionando.
Ou seja, o Governo do Estado não se valerá dos leitos da rede hospitalar particular para enfrentar o coronavírus, como chegou-se a informar.
O secretário disse que os hospitais privados não dispõem de leitos para esse fim e já estão com sua capacidade comprometidas com a sua clientela.
“Mas eles também serão importantes nesse esforço conjunto de combate ao Covid-19, pois estamos numa verdadeira operação de guerra”, destacou.
Capacitação
Os novos leitos de UTI estão sendo adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos entre os Estados, começando pelos que estão em situação mais grave.
Inicialmente, serão locados 2.000 novos leitos exclusivamente para o tratamento de pacientes com o Covid-19.
Desse total, o Ministério já recebeu 540 leitos e vai mandar 10 para o Piauí nessa primeira remessa.
O Governo do Estado está contratando mais 70 leitos só para atender vítimas do coronavírus.
O secretário Flortentino Neto calcula que em duas semanas essa estrutura estará montada no Piauí. Em Teresina, as novas Unidades de Terapia Intensiva funcionarão no HGV, no Hospital da PM e no Hospital Natan Portella.
Pelo Plano de Contingência da Secretaria de Saúde, serão instalados leitos de UTI também nos hospitais de Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Picos e outros do interior.
Além disso, a Secretaria de Saúde tem buscando as entidades que congregam profissionais do setor para dar-lhes conhecimento do plano. O objetivo é capacitar em situação emergencial os profissionais que irão trabalhar nas novas UTIs.
Hospital da PM será QG
O secretário de Governo, Osmar Junior, informou que o Hospital da Polícia Militar será transformado no “Hospital-Sentinela” de combate ao Covid-19. Será o maior hospital do Estado para o tratamento da doença.
Ele adiantou que o Piauí terá, no total, 110 leitos novos para tratamento de portadores do coronavírus, sendo 30 do governo federal e mais 80 que serão locados diretamente pelo Governo do Estado.