Um grupo de maçons, acompanhados de alguns deputados da oposição, realizou nesta quarta-feira (17) um protesto pacífico no Salão Verde da Câmara dos Deputados contra o PT, o governo Dilma Rousseff e a corrupção.
Vestidos de terno preto e usando luvas brancas para representar pureza e honestidade, cerca de 250 pessoas, segundo os organizadores do ato, vieram de todos os estados do país para participar da manifestação.
De mãos dadas, eles formaram um grande círculo na frente da entrada do plenário principal da Câmara. Após ficarem um tempo em silêncio, gritaram palavras de ordem, como “Liberdade” e “Ordem e Progresso”.
Os deputados Domingos Sávio (PSDB-MG), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Gonzaga Patriota (PSB-PE), que fazem parte da Maçonaria, também participaram do protesto.
Porta-voz do grupo Avança Brasil Maçons-BR, o engenheiro Nilton Caccaos fez um breve discurso depois contra a corrupção.
“É pela primeira vez que reunimos uma grande parcela da Ordem, representada aqui de todos os estados. Vieram irmãos do Rio Grande do Sul até o Pará. O nosso recado é muito claro: nós não aceitamos o nível de corrupção que chegou. Uma corrupção para um projeto criminoso de poder”, disse.
Um manifesto dos maçons deverá ser lido pelo Izalci durante a sessão desta tarde no plenário da Câmara. O grupo também convocou para manifestações nacionais que devem acontecer em março.