O governo do Piauí pediu à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) autorização para contrair empréstimo de R$ 315 milhões junto à Caixa Econômica Federal, com garantia da União. Os recursos serão investidos no melhoramento da mobilidade urbana nas maiores cidades do Estado, pavimentação e recuperação de rodovias estaduais, promoção do saneamento básico bem como o aumento do desenvolvimento econômico do Estado.
“Os projetos têm enorme impacto sobre o crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população piauiense”, justifica o governo.
De acordo com a mensagem lida nesta segunda-feira (5) na Alepi, o Piauí possui saúde financeira suficiente para suportar os encargos da operação.
“Graças à eficiência da gestão fiscal empreendida nos últimos anos, que se traduziu em aumento da capacidade de endividamento devidamente avalizado pela Secretaria do Tesouro Nacional”, afirma o projeto.
Os recursos são oriundos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. “A repercussão social dos investimentos pode ser medida pela inclusão de comunidades, de elevação da cidadania, de melhor qualidade de vida, de novas oportunidades econômicas e, principalmente, de novas perspectivas”, conclui a mensagem.
Hérlon Moraes