O governador Wellington Dias (PT) preparou, na noite desta segunda-feira (13), uma nova proposta para o professores da rede estadual de ensino que deflagraram greve por tempo indeterminado. A proposta deve ser apresentada na terça-feira. O governo se propõe a pagar o restante do piso do magistério no mês de abril, caso o relatório financeiro do Estado fique positivo no primeiro quadrimestre de 2017. Segundo Wellington Dias, a medida é para que o ano letivo dos alunos não seja prejudicado.
Na avaliação do governo, a greve convocada pelo Sinte – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, só atingiu 15% das escolas. E o governo quer 100% das escolas funcionando neste inicio de ano letivo.
No inicio do ano, o governador decidiu parcelar o reajuste do magistério determinados pelo governo federal em 7,64%. Foi pago no salário de janeiro a um acréscimo de 4%. Por causa disto, o Sinte convocou uma greve por ano aceitar o parcelamento do piso. Ainda em janeiro, o governo afirmou que o restante do reajuste 3,64% seria pago em junho. Os professores recursaram e iniciaram uma greve.
Na proposta de hoje, o governo afirma que as projeções do balanço do Estado permitem que os 3,64% sejam pagos já em abril. Resta saber se os professores vão aceitar. A proposta deve passar por uma avaliação do Sinte e analisada em uma assembleia da categoria.