O governador Rafael Fonteles revelou os pontos chaves da lei orçamentária anual (LOA) para 2025 que será analisada por deputados da Assembleia Legislativa do Piauí nos próximos meses. A expectativa é que a LOA alinhe os gastos estaduais com as metas governamentais votadas pelos deputados, tendo uma execução financeira que reflita as prioridades definidas pelo governo.
De acordo com o gestor três áreas serão atendidas com prioridade pelo orçamento.
“A gente vai decidir o que é prioridade, já que o dinheiro não dá para fazer tudo, o governante eleito tem que decidir o que é prioritário. Então o reforço da segurança, na educação de tempo integral, a descentralização do serviço da saúde isso vai estar claramente colocado na peça orçamentária. Uma novidade também é a tarifa zero no metrô de Teresina”, afirmou.
Rafael Fonteles participou, na manhã desta segunda (16), da abertura do curso executivo em políticas de primeira infância, realizado pelo Tribunal de Contas do Piauí. A iniciativa, voltada especialmente aos gestores estaduais, visa ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância no Piauí.
Agora pela tarde, Fonteles vai a Brasília para reunir com o ministro Fernando Haddad.
“Vou viajar a Brasília para me reunir com o ministro Haddad, os temas envolvem a questão das finanças estaduais relativas a União. Você tem discussão no congresso de um programa de renegociação de dívidas, que nós somos uma voz atuante por mais isonomia, dado que o Piauí não tem dívida com a União e não poderia ser prejudicado neste fundo de equalização federativa e também outros temas relacionados a finanças estaduais que envolvem não somente o Piauí, como o Brasil inteiro. O ministro Fernando Haddad tem feito um belíssimo trabalho, o Brasil tendo indicadores econômicos que ninguém acreditava e está acontecendo vou também parabenizá-lo pelo que ele tem feito”, finalizou o governador.