Um dos objetivos do governo do Estado neste momento é aquecer o ramo da construção civil, que sofre e aponta perdas com a crise econômica e a medida que o executivo estadual quer adotar para auxiliar o desenvolvimento do setor é facilitar o crédito para o servidor público, a fim de os servidores possam adquirir um imóvel com mais facilidades.
Em reunião nessa quinta-feira (13) com representantes da indústria da construção civil, o governador Wellington Dias (PT) tratou de investimentos para a construção civil no Piauí. Ele afirmou que uma estratégia que está sendo usada pelo governo é facilitar a venda de imóveis com descontos para o servidor estadual.
“Uma parceria com o setor, nos permitiu viabilizar a venda de imóveis que estavam prontos e garantir as condições de aquisição de casas e apartamentos para servidores do Estado”, destacou o governador.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina acredita na parceria, porque, de acordo com o presidente do Sinduscon, André Bahia, ela pode, além de facilitar a aquisição de créditos por parte do servidor, aumentar as vagas de emprego no setor.
“A gente está irmanado com o governador, procurando todas as soluções para o setor, visando não só a habitação , mas toda parte de infraestrutura do Estado, lutando também junto com ele, por mudanças a nível nacional e buscando novas parcerias em conjunto, do setor produtivo com as nossas lideranças políticas”.
Depois que o Banco do Brasil decidiu não mais financiar imóveis para o Programa Minha Casa Minha Vida por causa da alta inadimplência, agora elas continuam sendo realizadas apenas pela Caixa Econômica e o presidente explica que o financiamento para servidores é mais seguro e pode ser mais rentável no momento.
“A lógica em um momento de crise, é buscar financiar quem tem um emprego mais estável possível, que são os servidores estaduais”, disse.
Lyza Freitas (Com informações da TV Cidade Verde)