O governador Rafael Fonteles anunciou o pagamento da segunda parcela do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para julho. Desta vez, serão R$ 88 milhões que vão ser distribuidos para professores da rede estadual que trabalharam entre 1997 e 2006.
“No mês de julho, além de pagar o abono-que já anunciamos recentemente- iremos pagar também a parcela do rateio do Fundef. Os recursos estão chegando nas contas do Governo Estado e 60% do valor, mais de R$ 80 milhões, serão destinados aos professores que trabalharam no período referente ao Fundef”, anunciou o governador nesta quarta-feira (21).
Quem tem direito
Professores “seletistas”, bolsistas, temporários, aposentados, pensionistas e herdeiros.
Período trabalhado
Que estavam na rede de janeiro de 1997 a dezembro de 2006.
Como será pago
Os profissionais ativos (que atuam na rede) vão receber direto na conta salário, já os que já estão fora da rede precisam atualizar os dados cadastrais, através de um link disponibilizado no site da Seduc.
A primeira parcela dos recursos do Fundef foi paga em fevereiro deste ano. Cerca de 46 mil matrículas tiveram direito ao rateio.
Fábio Matos, secretário de Assuntos Municipais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí (Sinte-PI) e membro da comissão, orienta que os professsores que se enquadram nos critérios do Fundef e ainda não receberam a primeira parcela procurem a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc).
“Os critérios são os mesmos da primeira parcela, ou seja, quem já recebeu, já tem registro, cadastro atualizado e conta para o depósito dos valores. Quem ainda não recebeu porque teve algum problema cadastral, vai receber as duas parcelas no segundo pagamento. Esses professores devem procurar a Seduc, pois é um precatório distribuído e orientado por lá, seguir as orientações e acompanhar o andamento pelo próprio site da Seduc”, orienta Matos.
Graciane Araújo