Firmino só sai candidato em 2018 se for para governador, não para senador

Sim, é verdade que existem lideranças ligadas ao governador Wellington Dias (PT) convidando o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) a aceitar levar seu partido para a chapa que disputará a eleição do próximo ano oferecendo-lhe uma das duas vagas para o Senado.

Mas não. Não é verdade que Firmino tenha balançado com o convite. Ele deu de ombros. A pessoas mais próximas o tucano já confidenciou: se for sair para ser candidato a alguma coisa em 2018, será para governador. Ele não admite isso publicamente. E nem vai, tão cedo.

A vontade é no corpo todo. Em seu quarto mandato como prefeito da capital, Firmino está saturado e quer alçar voos mais altos. Ainda mais por tudo que fez para chegar aonde chegou: de prefeito a liderança sem partido, em 2006, quando foi derrotado justamente contra W.Dias disputando a eleição para governador, até um recomeço: vereador em 2008, deputado em 2010 e prefeito de novo em 2012.

continua depois da publicidade

Firmino quis fazer de seu terceiro mandato o melhor da história. Atendeu as expectativas, apesar de toda a situação de crise econômica no País. Agora, reeleito no ano passado, tem acompanhado o que está acontecendo com a política do Brasil e como ficará o quadro no Piauí. Se nada acontecer até a eleição com Lula (PT), que responde a várias acusações da Polícia Federal, considera que Wellington será imbatível 2018 tendo o ex-presidente como garoto propaganda de sua campanha.

Não menos importante, a fama de “frouxo” por não ter entrado como candidato a governador lá atrás, em 2002, quando teria apoio do então nome mais forte da política piauiense, Hugo Napoleão, ainda incomoda. Lembre-se: nesta época Wellington não era nem cotado para ser candidato a governador. O PT tinha o nome de Roberto John como pré-candidato, até aparecer o apoio de Mão Santa -que acabara de ser cassado do Governo do Estado, com a imagem de vítima da “oligarquia”- ao ‘Índio’. O restante da história estamos vivendo até hoje…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo