Exercício físico funciona como doses diárias de vacina

Grande parte da população tem consciência que a prática de atividade física é importante para a saúde e longevidade. Em tempos de pandemia, os exercícios físicos podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico.

A prática de ATIVIDADE FÍSICA pode ser considerada um remédio preventivo contra doenças e infecções, inclusive contra a covid. Desde o início do nosso século, o EXERCÍCIO FÍSICO é visto como uma intervenção não medicamentosa que tem efeitos positivos desde a constituição física à condição mental dos indivíduos.

Com o isolamento social, a impossibilidade de ir e vir, para onde, como e quando quiser, é algo novo para as pessoas. Essa situação tem diversos efeitos negativos físicos e mentais.

Da falta de atividade física (sedentarismo) somos levados a doenças crônicas não transmissíveis ( obesidade, diabetes, dislipidemias, entre outras), da imobilidade social (isolamento e distanciamento) somos levados à solidão, tristeza, saudade, angústia, ansiedade, etc. Ou seja, tanto o sedentarismo como o confinamento podem contribuir fortemente para a diminuição do sistema imunológico, ou seja, redução da capacidade de defesa do corpo contra agentes internos e externos (tipo o covid). Desta forma, se você vai vencer ou não o corona vírus, depende diretamente da condição do seu sistema imune.

Portanto, quando o EXERCÍCIO FÍSICO é praticado de forma sistemática, regular e moderada, aliada a uma boa alimentação e hidratação, torna-se fundamental para passarmos por esse momento tão preocupante. Além de prevenir contra outras doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo