Estudante de Anísio de Abreu tem projeto aprovado no Parlamento Jovem

Com a proposta que define que as escolas disponibilizem dispositivos digitais para alunos do Ensino Médio contendo os livros didáticos e literários, aumentando a mobilidade, eficiência e diminuindo percalços que os livros físicos trazem, o estudante do Piauí, Sérgio Correa de Almeida Filho, aluno do 3° ano do Ensino Médio da U. E. Letícia Macêdo, de Anísio de Abreu, teve seu projeto aprovado pela Comissão de Educação.

O projeto do jovem parlamentar que determina a criação de Acervo Online de Livro Didático e Literários através da disponibilização de dispositivos portáteis de leitura em parceria com o Programa Nacional do Livro Didático, e dá outras providências, foi relatado pelo Dep. Jovem Paulo Vinícius Rosa (MG), o qual elaborou seu parecer a favor da aprovação da proposta legislativa.

“Foi uma incomensurável honra participar do Parlamento Jovem Brasileiro. Nesse período de uma semana aprendi muito sobre a atividade parlamentar e suas ações, bem como é deveras complexo todo o processo de elaboração, regulamentação e efetivação de projetos de lei. Enfim, essa experiência foi fundamental para a construção de minha cidadania e fortalecimento do meu protagonismo jovem. A todos, meu muito obrigado”, disse o Jovem deputado Sérgio Correa.

continua depois da publicidade

Ainda na Comissão de Educação, o Deputado ficou responsável pela relatoria do projeto do estudante Jonas Costa (SC), onde votou pela aprovação, propondo uma Emenda Aditiva. Durante a jornada, o estudante esteve em contato com diversos parlamentares na Câmara dos Deputados, dentre elas, a ativista de educação e Deputada Federal de São Paulo, Tábata de Amaral, a qual conversou rapidamente com o deputado jovem e elogiou seu projeto.

O professor Welson Dias, que acompanhou o estudante nesse período como orientador e que em 2014 teve a oportunidade de participar do programa como estudante, disse que foi uma grande experiência. “Participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2019 me mostrou mais uma vez que o país tem uma juventude deslumbrante, com ideias extraordinárias”, comenta.

O professor disse ainda que, durante esse período, pode perceber que o estudante está bem empolgado na sua jornada parlamentar, o mesmo participou da criação do Partido Liberal Inclusivo (PLI), o qual é membro.

A 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro – PJB, programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados do Brasil, tem como objetivo aumentar o engajamento dos estudantes nos processos democráticos através da participação de uma simulação das atividades da Câmara dos Deputados.

Este ano, a edição reuniu 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o país, com idades entre 16 e 22 anos. Eles representaram os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade única para os estudantes de Ensino Médio vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo