A ansiedade foi o sentimento que consumiu milhões de jovens que aguardavam o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) há quase 03 meses.
Após o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaionais Anísio Teixeira) iniciar a divulgação das notas na noite dessa segunda-feira, 29, alunos de norte a sul do Piauí surpreenderam com pontuações na redação acima de 900, numa escala que vai de 0 a 1.000.
Um deles, foi o estudante Sergio Correa de Almeida Filho, 18 anos, egresso da Unidade Escolar Estadual Letícia Macedo, localizada no município de Anísio de Abreu. O jovem atingiu 980 pontos na redação que teve como tema os estigmas associados a doenças mentais. A conquista fica ainda mais significativa após a divulgação de que apenas 28 candidatos em todo o país, conseguiram a nota máxima.
Sergio conta que o seu processo de estudo para a prova foi difícil, especialmente devido ao contexto da pandemia. O estudante relata que além do ensino remoto convencional ofertado pela Seduc, ele utilizou um curso online e revisões publicadas nas redes sociais para se preparar para o exame. Sergio ainda atribui à organização e o planejamento, como fatores imprescindíveis para tal feito:
“PRIMEIRAMENTE, SEM OS ENSINAMENTOS E O APOIO DO CORPO DOCENTE DE MINHA ESCOLA, QUE SEMPRE INCENTIVOU O PROTAGONISMO JUVENIL E TRABALHOU ARDUAMENTE PARA OFERECER UMA BOA BASE DE CONHECIMENTO, NÃO TERIA ALCANÇADO TAL ÊXITO. ALÉM DISSO, SOU GRATO A TODOS QUE OFERTARAM-ME APOIO EMOCIONAL E INSTRUCIONAL DIANTE A UM CONTEXTO TÃO DIFÍCIL QUE VIVEMOS. POR FIM, DEDICO ESSA CONQUISTA À MINHA MÃE, MARIA CILDA (IN MEMORIAN)” DISSE O ESTUDANTE SERGIO CORREA.