ESPECIAL: Atividade física faz parte da solução da pandemia


Nesses tempos de pandemia tornou-se fundamental evitar as doenças assim como fortalecer o sistema imunológico. Aí surge a dúvida em se exercitar ou não. Respondendo esse impasse que aflige tanta gente, trago aqui um estudo de 2011 que envolveu 1002 pessoas de ambos os sexos (18 a 85 anos) acompanhadas por 12 semanas de exercícios regulares.

Os resultados revelaram uma redução de 46% no total dos dias de adoecimento (infecção do trato respiratório superior) quando comparados os tercis de alta versos baixa aptidão física.

Além disso, as pessoas que relataram uma frequência de 5 dias semanais de atividade física, adoeciam 43% menos em comparação com os que alcançavam pelo menos uma sessão semanal. Ou seja, as pessoas menos condicionadas e menos ativas adoecem quase o dobro. Além disso, a severidade e sintomatologia da doença reduziu de 32 a 41 % para quem tinha bom condicionamento físico.

continua depois da publicidade

Esse é apenas um estudo como exemplo, mas há muitas evidências científicas que pessoas mais condicionadas possuem imunidade mais fortes e adoecem 50% menos. Então devemos estimular e orientar a prática de atividades físicas.

Mas isso precisa ser bem feito, pois o excesso de atividade física pode ocasionar uma queda no sistema de defesa do organismo, favorecendo o adoecimento.

E aí ? Vai continuar sedentário (a) ???

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo