O Piauí já comemorou por ter a primeira melhor nota do País no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desta vez, a vibração é pelo Estado está liderando o grupo das escolas com melhor média da redação no Brasil. O feito impressionante é da escola São José, da unidade do bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, com a média da redação de 920,00 pontos de 1000 possíveis. O Instituto Dom Barreto é a sétima melhor escola do País. Foi o Dom Barreto que já esteve em primeiro lugar no Brasil em anos anteriores. No Estado, entre o “Top 100”, sete escolas piauienses estão no grupo das excelências no Enem.
Veja o ranking aqui
Escolas entre as 100 melhores notas do Enem no País
Instituto Dom Barreto
Com média objetivas (717 pontos) e média na redação (897).
Educandário Santa Maria Goretti
Média objetivas (692) e média redação (870)
CEV – Colégio Unidade Jockey
Média objetivas (689) e média redação (860)
Colégio Lerote LTDA
Média objetivas (687) e médica redação (820)
Centro Educacional Objetivo Ltda
Média objetivas (673) e média redação (817)
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Média objetivas (672 pontos) e média redação (858).
Instituto Educacional São José Unidade do Mocambinho
Média objetivas (665) e média redação (920)
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio por escola de 2015, divulgadas hoje continuam revelando o domínio de colégios particulares paulistas entre os melhores do Brasil. Das cem escolas com as maiores médias, 30 estão no Estado de São Paulo – uma mais do que no ranking com base em 2014, com 29 colégios.
No top 100, a maioria das escolas é privada e tem poucos alunos, o que pode facilitar o desempenho mais alto.
As informações foram produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que realiza o Enem. Para produzir as médias, o Estado tabulou o desempenho das unidades em cada uma das áreas medidas pelo exame – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Línguas e códigos e suas tecnologias. A redação é contabilizada separadamente.
O Inep também divulgou dados de contextualização dessas escolas, como a taxa de permanência na escola (para verificar se o aluno fez todo o ensino médio no mesmo colégio), o número de alunos participantes e o nível socioeconômico dos alunos, que é considerado um dos principais fatores que levam ao sucesso ou não no resultado do exame.
Nordeste
Entre as cinco particulares com as melhores médias de desempenho do país, quatro estão no Nordeste. Três são piauienses: Instituto Educacional São José – Unidade Mocambinho; Instituto Dom Barreto e Educandário Santa Maria Goretti, todos em Teresina, respectivamente o primeiro, segundo e quarto com as melhores médias. Também no Nordeste, está o Colégio Antares Pré-Vestibular, em Fortaleza, o terceiro com a melhor média na prova. Em Campo Grande, com a quinta melho média em redação, está o Colégio Bionatus II.
Redação é a única prova subjetiva do Enem. As demais – linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza – são de múltipla escolha. A prova avalia os estudantes quanto ao domínio da escrita formal e capacidade de organizar e interpretar informações, entre outras competências.
Em 2014, os estudantes tiveram que escrever sobre “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Já em 2015, o tópico sugerido pelo exame foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
Apenas 115 escolas de quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Dessas, a maior parte é particular e quatro são públicas.
Flash Yala Sena (Com informações do Estadão)