Na hora de escolher uma atividade física para os filhos, uma dúvida sempre surge: que atividades podem mais interessantes para eles. Veja alguns benefícios do PILATES para esta faixa etária.
1. CONSCIÊNCIA CORPORAL – Aumento da percepção do próprio corpo, melhora da noção espacial, conhecimento de seus limites.
2. POSTURA – O Pilates trabalha a postura de diversas formas, trazendo um melhor posicionamento da criança frente ao computador, vídeo game ou nas longas horas sentada na escola, durante o andar e para carregar pesos, como a mochila. Diminui também o risco de alterações posturais que poderiam se estender para o futuro. Muitos casos de escoliose idiopática começam na adolescência e podem ser evitadas com o Pilates.
3. RESPIRAÇÃO – O Pilates trabalha a respiração de forma profunda e sincronizada, melhorando a qualidade da mesma no dia a dia, durante os esforços e até durante o sono, devido ao aumento da capacidade pulmonar.
4. CONCENTRAÇÃO – A concentração necessária para execução dos exercícios pode melhorar o desempenho escolar da criança. Em casos de defcit de atenção e hiperatividade, o Pilates pode ser uma ótima ferramenta.
5. COORDENAÇÃO – No Pilates, os exercícios podem ser direcionados para aumentar a coordenação motora da criança.
6. EQUILÍBRIO – O Pilates desenvolve também essa habilidade motora, melhorando o equilíbrio e as respostas musculares frente a desequilíbrios gerados no dia a dia.
E pra finalizar, é importante ressaltar que a criança e ou adolescente dece ter alguma afinidade com a atividade escolhida, pois somente assim será fiel à sua prática.