Empresas petrolíferas fazem o 1º furo de exploração de gás no Piauí

As pesquisas feitas já comprovam a existência de gás e petróleo na bacia sedimentar do Piauí

O governador Wellington Dias anunciou que as empresas Ouro Preto Petrobras e Galp fazem o primeiro furo para exploração de gás no Piauí em 2016. Ele afirmou que o furo será feito na região entre Amarante e Uruçuí, onde essas empresas estão pesquisando gás e petróleo.

Wellington Dias afirmou que as empresas iriam fazer o furo em 2017, mas resolveram antecipar para o próximo ano. Ele declarou que as pesquisas de gás e petróleo vão de Amarante, Uruçuí, Floriano e São José do Peixe.

continua depois da publicidade

“O que se avalia é de mais ou menos a metade do território do Piauí em direção ao Rio Parnaíba, uma bacia sedimentar que tem maior presença de gás e petróleo. Nós temos um rio que deságua em um delta. Todos os deltas do mundo têm gás e petróleo, é o Delta da Argentina, do Mepong, nos EUA. Todos eles têm gás e petróleo”, declarou Wellington Dias.

Segundo ele, as pesquisas feitas já comprovam a existência de gás e petróleo na bacia sedimentar do Piauí, tanto no litoral quanto na Bacia do Parnaíba. Wellington informou que o primeiro furo feito na Bacia do Parnaíba foi no Maranhão, no aproveitamento de um poço antigo realizado pela Petrobras nos anos 1960, na região de Capinzal, território maranhense.

Wellington Dias afirmou que em Capinzal estão sendo extraídas 6 milhões de metros cúbicos por dia.

“Isso dá ideia do quanto é importante essa bacia de gás na região da Bacia do Parnaíba. As empresas estão acelerando os investimentos, nós alteramos a legislação para realização das pesquisas, porque o tratamento era a mesma da exploração e agora nós facilitamos para fase pesquisa. Uma coisa é você investir para pesquisa e a outra é investir na exploração”, declarou Wellington Dias.

https://www.tudoeconomico.com/media/uploads/2015/08/01/gasoduto_vale.jpg

Fonte:

MeioNorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo