Seu funcionamento promete alavancar o turismo não apenas daquela cidade, mas de toda a região.
Autor: Mírian Gomes
Inaugurado no dia 27 de outubro de 2015, o Aeroporto Serra da Capivara foi uma das obras mais aguardadas pelos piauienses. Situado município de São Raimundo Nonato, 510 km de Teresina, seu funcionamento promete alavancar o turismo não apenas daquela cidade, mas de toda a região.
É o que espera a empresária Isleide Maria Barreto de Negreiros Ribeiro. Atuando há 30 anos no ramo da gastronomia, ela aposta no desenvolvimento da cidade de São Raimundo Nonato e no destaque do Parque Nacional Serra da Capivara. “A gente espera que com a inauguração do Aeroporto nossos negócios se desenvolvam ainda mais”, disse Isleide, que aprendeu sozinha a preparar e criar diversos pratos.
Isleide Maria Barreto de Negreiros Ribeiro Foto: Gabriel Tôrres/CT
Isleide atua na área de buffet e restaurante e também produz produtos artesanais, como conservas, doces, biscoitos e pimentas, que tem saída garantida como souvenir. “Há pouco tempo ampliei nosso espaço físico e procuro manter a qualidade do serviço”, disse a empresária, que emprega, com carteira assinada, seis funcionários. “O desenvolvimento do turismo na nossa cidade contribui também para a geração de emprego”, destacou, enquanto nos mostrava a galeria de fotos históricas da cidade. “Além dessa galeria, vou criar outra com as diversas personalidades que já passaram pelo meu restaurante”.
Foto: Gabriel Tôrres/CT
Aeroporto Serra da Capivara
Quem chega de avião já se familiariza com a temática do turismo da região. É que o aeroporto foi construído no formado da capivara, animal representado na pintura rupestre mais difundida do Parque e que se tornou um símbolo mundialmente conhecido.
Aeroporto foi construído no formato da pintura rupestre mais conhecida do Parque. Fotos: Fumdham
A estrutura é inovadora e moderna, com pista de pouso e decolagem com 3.578 metros quadrados de área construída. O terminal possui ainda dois andares com guichês, sala para embarque e desembarque, e auditório para realização de eventos. A decoração nos remete às pinturas rupestres, aos achados arqueológicos e ao estilo de vida que se imagina ter vivido os homens que ali habitaram há pelo menos 30 mil anos.
Foto: Gabriel Tôrres/CT
Foto: Gabriel Tôrres/CT
O Parque Nacional Serra da Capivara recebe cerca de 15 mil turistas por ano. A estimativa é que esse número chegue há um milhão de turistas por ano após o pleno funcionamento do Aeroporto. Quem passa por São Raimundo Nonato tem a oportunidade de conhecer a evolução do homem desde a pré-história aos dias atuais, através do Museu do Homem Americano, construído e administrado pela Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham).
Foto: Gabriel Tôrres/CT
Foto: Gabriel Tôrres/CT
Espera e homologação
Mas a obra do Aeroporto passou por altos e baixos até chegar à sua inauguração. Ela levou 17 anos para ser construída, foi alvo de reclamações e denúncias e haviam setores da sociedade que afirmavam que a obra seria mais um elefante branco. Em agosto de 2015 seu funcionamento foi homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Comercial), e em outubro a obra foi inaugurada.
Um voto de crédito
O Aeroporto Serra da Capivara é um excelente instrumento público e, mais do que funcionar, mais do que estar ativo, precisa de um voto de crédito do piauiense, da população e dos investidores. É hora de deixar as polêmicas de lado, torcer para que dê certo, e investir para alavancar o turismo do local.
Para o Secretário de Turismo Flávio Nogueira Júnior, a movimentação no aeroporto trará benefícios à economia local. “Vai gerar economia para aquela região e para o Estado. Teremos geração de emprego e renda e as demais áreas também serão desenvolvidas como rede hoteleira e infraestrutura, além da valorização da cultura local”, defendeu.
Secretário Flávio Nogueira Júnior. Foto: Gabriel Torres/CT
“A inauguração do Aeroporto, sem dúvidas, tornará o Parque Nacional Serra da Capivara um dos destinos mais procurados do país, sendo um destino certo para turistas de todo o mundo. Para isso estamos mobilizando todo o trade turístico, com representantes do setor hoteleiro, gastronômico, do artesanato, enfim, todas as áreas relacionadas a estarem preparadas para receber essa nova demanda que a região receberá”, finalizou o secretário.
Para Isleide, o desenvolvimento da região é o grande desejo dos saoraimundenses. “É o que mais desejamos: um município cada vez mais movimentado, um turismo ativo, e um futuro promissor para todos nós. Eu acredito”.