Em tom épico, Ópera Serra da Capivara é aberta com balé

Em tom épico, grandiloquente, com projeções de imagens que deram vida a homens, pássaros e animais da megafauna da arte rupestre dos paredões do Parque Serra da Capivara; balé inspirado nos ancestrais do homem americano, e com a opereta Pedra do Reino do Futuro, foi aberta, às 19h de quinta-feira, a primeira edição da Ópera Serra da Capivara. A noite contou ainda com show do cantor e compositor pernambucano Lenine.

http://jornal.meionorte.com/uploads/albuns/2017/7/274/album_274-ff9cab4c-1ca5-4fae-a67d-3e20e5a1d412.jpg

A Ópera Serra da Capivara é um megaevento cultural realizado no Parque Nacional Serra da Capivara com artistas piauienses e de vários Estados do Brasil, como São Paulo e Rio Grande do Sul. Terá ainda a presença do sueco Veikko Von Furstenrencht, que interpreta bossa nova e fará homenagem ao cantor João Gilberto. O evento será encerrado no domingo, com apresentação do francês Nikolas Krassik. A Ópera Serra da Capivara é transmitida, ao vivo, pela Rede Meio Norte, para todo o Brasil, com links do Portal Meio Norte para transmissão global.

continua depois da publicidade

Toda a Ópera Serra da Capivara terá trilha sonora do maestro Maycon Ananias, executada pela Orquestra Sinfônica de São Pertersburgo. Participaram da abertura da Ópera Serra da Capivara, o governador Wellington Dias; a vice-governadora Margarete Coêlho, o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo; a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro; os deputados federais Paes Landim e Marcelo Castro.

http://jornal.meionorte.com/uploads/albuns/2017/7/274/album_274-ac302a50-cc36-404f-9159-6d15b234e71b.jpg

O secretário Fábio Novo afirmou que a Ópera Serra da Capivara fará parte do calendário cultural do Piauí e dará mais viabilidade ao Parque Nacional Serra da Capivara, além de atrair mais turistas para a região. “O evento vai promover uma efervescência cultural e apresentar cultura de alta qualidade para a população da região de São Raimundo Nonato e de todo o Piauí”, declarou Fábio Novo.

A curadora da Ópera da Serra da Capivara, jornalista e professora Sádia Castro, afirmou que a primeira edição do evento põe em sintonia o diálogo entre música, dança, teatro, imagem, luz e cor, na atmosfera mágica do anfiteatro da Pedra Furada, coração do Parque Nacional da Serra da Capivara. “São três noites de espetáculos abertos em um local de beleza arrebatadora, formada pelo cenário natural da imponente cortina de pedra em contraste com as cores intensas da vegetação da caatinga. É um ambiente encantado, abençoado pelos deuses e escolhido pelos ancestrais como berço do homem americano, onde natureza e cultura, arte e técnica, passado e presente, história e pré-história firmaram um pacto com o belo. No local paira uma atmosfera inspiradora das boas energias que somente a natureza preservada pode oferecer. A Ópera da Serra da Capivara será uma bela viagem musical e arqueológica e está inserida na ideia que se multiplica pelo País de abrir novos espaços para produções artísticas e culturais de boa qualidade, em locais fora dos grandes circuitos produtores de cultura de massa”, afirmou Sádia Castro.

 (Crédito: Wellington Benário)
(Crédito: Wellington Benário)

Além da programação no anfiteatro da Pedra Furada, aconteceu a “Ópera na Cidade”, com espetáculos abertos, na “Praça do Abrigo”, em São Raimundo Nonato, com apresentações musicais e peças de teatros. A Ópera da Serra da Capivara acontece quando a região apresenta dias de sol, noites de céu estrelado e um frio, que começa a chegar discretamente no final da tarde e se intensifica madrugada a dentro.

Nesta sexta-feira, irão de apresentar a orquestra mirim Acordes do Campestre, de São Raimundo Nonato; será apresentado o espetáculo Bossa na Pedra: uma homenagem a João Gilberto, com Veikko von Furstenrencht, da Suécia; o Quartchêto, do Rio Grande do Sul, e Casuarina, do Rio de Janeiro. A Ópera Serra da Capivara tem direção Artística de Felipe Guerra; direção de produção de Soraya Guimarães e Francisco Pelle e direção de coreografia de Datan Yzaká.

O diretor da Rede Meio Norte, jornalista Wrias Moura, afirmou que a transmissão ao vivo da Ópera Serra da Capivara, realizada no Anfiteatro da Pedra Furada do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, é mais um momento histórico para o Grupo Meio Norte de Comunicaão, em especial para Rede Meio Norte de Televisão.

MN faz transmissão ao vivo

Wrias Moura disse que a Rede Meio Norte foi fomentada para se tornar uma rede de televisão voltada para todo o Norte e Nordeste, tendo as transmissões ao vivo como caminho natural para os mais importantes eventos culturais e esportivos que acontecem no Piauí e nos outros Estados do Nordeste.

Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara  (Crédito: Paulo Barros)
Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara (Crédito: Paulo Barros)

“Pelo significado da Serra da Capivara, pela importância histórica da cidade de São Raimundo Nonato e pelo nível cultural e musical que nós teremos nesse evento, sem dúvida alguma, nossa transmissão é muito importante para mostrar ao piauiense o quanto o Piauí tem na sua veia o sangue da cultura, o sangue da história e da arqueologia. E a Rede Meio Norte não poderia fazer diferente, queremos mostrar para o Piauí e para o Norte e Nordeste a importância de nosso Estado”, declarou Wrias Moura.

Ele admite que a transmissão ao vivo de espetáculos apresentados na Pedra Furada do Parque Nacional Serra da Capivara é uma das mais difíceis já realizadas pela emissora. “Eu comparo a transmissão da Ópera Serra da Capivara à transmissão que fizemos no Delta do Parnaíba, uma das mais difíceis que realizamos, porque tivemos que desmontar o nosso caminhão de transmissão, fazer o transporte dos equipamentos para o Delta, onde só chegamos através de barcos. Colocamos todos os nossos equipamentos em barcos, transportamos para as dunas para a realização de uma transmissão especial sobre o aniversário do Piauí”, disse Wrias Moura.

O evento será encerrado no domingo, com apresentação do francês Nikolas Krassik. Todo o evento será transmitido, ao vivo, pela Rede Meio Norte, para todo o Brasil, com links do Portal Meio Norte para transmissão global.

Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara  (Crédito: Paulo Barros)
Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara (Crédito: Paulo Barros)
Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara  (Crédito: Paulo Barros)
Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara (Crédito: Paulo Barros)
Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara  (Crédito: Paulo Barros)
Apresentações da primeira noite da Ópera Serra da Capivara (Crédito: Paulo Barros)
 (Crédito: Paulo Barros)
(Crédito: Paulo Barros)
 (Crédito: Paulo Barros)
(Crédito: Paulo Barros)
 (Crédito: Paulo Barros)
(Crédito: Paulo Barros)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo