O governo do estado pretende adquirir 300 mil testes de coronavírus para testagem em larga escala e quer adiar despesas para focar no combate à doença. O governador Wellington Dias se reuniu neste domingo (5) em videoconferência com deputados estaduais para tratar do panorama de trabalho para o enfrentamento à Covid-19 no Piauí.
Na conferência, Wellington falou de reduzir e adiar algumas despesas do Executivo para focar na saúde. O governador voltou a defender a necessidade de fazer testes em massa para permitir ter uma noção da doença no estado e apontou a compra de cerca de 300 mil testes para o Piauí.
“É importante termos o apoio de todos os deputados neste momento, pois o Piauí vai passar por um momento muito delicado. Precisamos investir forte na saúde, garantindo a compra de EPIs, máscaras, equipamentos e contratação de pessoal. Além disso, temos que usar da tecnologia para identificar o máximo de casos suspeitos no estado, bem como realizar o máximo de exames possível. Só assim teremos noção de como o vírus está se comportando no estado”, disse o governador.
O governador apresentou aos deputados a ideia de aplicativo para atendimento médico via mediação tecnológica de pessoas com sintomas de Covid-19. “Serviria como uma triagem de casos suspeitos”, disse.
EPIs
Sobre a falta de EPIs para os profissionais que trabalham na linha de frente ao coronavírus, o governo se comprometeu em ampliar o fornecimento feito pelo Estado.
Acesso ao seguro desemprego
O governo ainda afirmou aos parlamentares que trabalhará com a Defensoria Pública para dar assessoramento às pessoas de baixa renda sobre seguro desemprego.
Queda na receita
Wellington Dias voltou a falar sobre a queda na receita em decorrência da epidemia apontando para uma queda das receitas do Estado que pode chegar a 40%.
Valmir Macêdo