A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou nesta segunda-feira, dia 25 de julho, as atividades no Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência na cidade de São Raimundo Nonato, sob a Coordenação da Defensora Pública Dra. Lívia de Oliveira Revorêdo. O Núcleo funciona no Espaço da Cidadania da referida cidade.
Segundo a Defensora, a DPE-PI sempre se fez presente no combate à violência contra a mulher na comarca de São Raimundo Nonato, não só com a prestação de assistência jurídica integral e gratuita às mulheres vítimas de violência, mas também com o engajamento em ações educativas em direitos das mulheres.
“Infelizmente, na comarca e, principalmente, no Município de São Raimundo, não são raros os casos de violência contra a mulher, um reflexo do que ocorre em todo o Estado do Piauí, que figura em segundo lugar no ranking de denúncias contra a mulher no Brasil, feitas no Ligue 180. As redes de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência vêm gradativamente se desenvolvendo em São Raimundo Nonato e região, e a implementação do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência na comarca representa um enorme avanço no que diz respeito à promoção e à garantia de direitos dessas mulheres, que passam a contar com um Núcleo em que é feito não apenas o atendimento jurídico, contando com o apoio de profissional especializada em serviço social”, diz Dra. Lívia Revorêdo.
A Defensora fala sobre a disposição para atuar junto ao Núcleo. “O trabalho junto ao Núcleo é desafiador e é com enorme satisfação que recebo a atribuição de coordená-lo. É uma oportunidade ímpar de trabalhar para mudar aspectos de uma tradição machista ainda tão presente no interior do Estado, de tentar conscientizar a população em geral sobre a igualdade de gênero e sobre as formas de violência e, é claro, agir no enfrentamento a essa violência”, afirma Dra. Lívia Revorêdo.