Em dezembro do ano passado, noticiamos aqui na coluna que a Câmara Municipal de Dom Inocêncio aprovou um pedido de autorização para a Prefeitura do município contratar um empréstimo de R$ 8,9 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Segundo a prefeitura, o recurso deve ser utilizado no sistema de distribuição de água da cidade e também para implantação de um sistema para montagem de uma Usina Solar com painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica própria através da captação de energia solar.
Passado 70 dias da aprovação, a Prefeitura encaminhou um novo projeto para o parlamento, dessa vez pedindo que ao invés da Caixa, o empréstimo possa ser contratado junto a qualquer instituição financeira ou bancária no país. O projeto está na pauta de votações da Câmara para esta sexta-feira (8).
Dom Inocêncio é a cidade do Piauí que mais viu crescer a arrecadação própria, principalmente por vivenciar um boom na geração de energia eólica. Só nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica concedeu autorização para que mais 16 usinas sejam instaladas na cidade.
A previsão de orçamento para o município é de R$ 60 milhões. A oposição afirma que diante do crescimento das receitas da prefeitura, não há necessidade para fazer empréstimos, principalmente em ano eleitoral.
O reportagem tentou contato com a prefeita Virginia, por telefone, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para inserir mais informações.
Reportagem: João Magalhães do Portal O Dia