Na máxima do dia, moeda chegou a bater os 4 reais, mas a alta perdeu força. No mês, a divisa subiu 1,58% e no ano, avançou 48,49%.
O dólar fechou o último pregão do ano em alta, numa sessão marcada pelo volume reduzido de negócios. A moeda americana chegou ao final do dia cotada a 3,9480 reais na venda, valorização de 1,83%. Na máxima do pregão, perto das 14h, a divisa chegou a passar a barreira dos 4 reais, para depois recuar. No mês, a moeda americana acumulou valorização de 1,58%, e no ano, de 48,49%.
O avanço do dólar ocorre após o anúncio do governo de que vai pagar 72,4 bilhões relativos a débitos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Banco do Brasil. Deste total, 55,6 bilhões de reais se referem, especificamente, às pedaladas fiscais devidas até 2014. Com o desembolso, as contas públicas devem fechar 2015 com um rombo recorde de cerca de 120 bilhões de reais.
O mercado tem reagido com força às incertezas políticas e fiscais no país. Essa percepção foi fortalecida recentemente pela substituição de Joaquim Levy por Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda.
fonte:veja.abril.com.br