A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira a criação de cinco novas universidades no Palácio do Planalto. A cerimônia chegou a ser interrompida após o anúncio de que o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) anulou o processo de impeachment da presidente. A notícia gerou euforia no Planalto.
– Uh, é Maranhão! – gritam os presentes, em alusão ao presidente interino da Câmara.
Assessores do Planalto e do Ministério da Educação (MEC) abraçaram-se efusivos. Aloizio Mercadante foi interrompido em seu discurso pela plateia aos gritos. Ele pediu calma, mas riu.
– A última coisa que eu quero dizer: esse golpe não é só contra o mandato da presidente. É contra a democracia e contra a educação – encerrou Mercadante, seguido por muitos gritos da plateia.
Já a presidente Dilma, reforçou que está em curso um golpe de Estado:
— Está em curso um golpe de Estado. Como dizem os alemães. Os alemães dividem os golpes entre quentes e frios. Golpes quentes são os golpes armados. Golpe frio é o golpe que se usa de argumentos aparentemente legais para depor uma presidente legitimamente eleita.
Por causa dos fortes gritos do Salão Nobre lotado, a presidente pediu silêncio para que pudesse continuar seu discurso.
– Gente, eu não tenho garganta. Eu vou pedir, companheiros, eu vou pedir então um pouquinho de silêncio. A minha voz está fraca. Eu tenho um limite para falar mais alto. Depois nós tornamos a gritar.
O Salão Nobre do palácio está lotado. Boa parte é formada por militantes, que vieram uniformizados e trouxeram cartazes denunciando o “golpe”.
Na quarta-feira estava marcada a votação no Senado do parecer da comissão que recomendou a instauração do processo de impeachment da presidente. Caso o processo fosse aberto, Dilma precisaria se afastar do cargo por 180 dias.
A presidente tem feito uma maratona de eventos. Na terça-feira da semana passada, anunciou o Plano Safra. Na quarta, o Plano Agrícola e Pecuário. Os dois pl anos costumam ser lançados em junho, às vésperas do início do ano agrícola. Na quinta-feira, Dilma foi ao Pará inaugurar a usina de Belo Monte e outras unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida.
Outra cerimônia do programa aconteceu no dia seguinte, antes de a presidente visitar estações para a transposição do rio São Francisco em Pernambuco. No sábado, inaugurou uma sede da Embrapa Pesca e Aquicultura em Tocantins. Nesta segunda, mais tarde, Dilma viajará para a capital goiana com vistas a inaugurar obra no aeroporto da cidade.