Diálogo e políticas públicas para os jovens são prioridades na gestão de Melissa Macedo

A jovem de 24 anos, acredita que a nova geração tem capacidade de liderança.


Com apenas 24 anos, Melissa Macedo foi nomeada coordenadora de Políticas Pública para a Juventude da cidade de São Raimundo Nonato. Dentre as habilidades que a jovem apresenta, destacam-se desenvoltura técnica e política, com afinidades em todas as classes do movimento juvenil. Formada em Biomedicina, ela afirma que a inserção dos jovens frente a gestão é uma grande força no desenvolvimento.

“A geração Z foi a primeira a nascer num ambiente completamente digital e com mais acesso à educação na história brasileira. Os jovens passaram a comparar ideias e ideais, a saber discutir políticas públicas e desenvolver um pensamento crítico aguçado. Empregar uma geração tão bem capacitada em posições de liderança se torna uma grande força de desenvolvimento para o nosso município”, explica a coordenadora.

continua depois da publicidade

A jovem acredita que a participação efetiva da juventude é fundamental para o fortalecimento de um sistema político democrático e isso só é possível a partir da busca por esse lugar.

Melissa Macedo

“Os direitos dos jovens precisam ser pautados como objetos necessários de serem discutidos pelos executivos e legislativos de diferentes níveis e isso só ocorre com a participação política desse grupo,” afirma Melissa.

A coordenadora avalia como positiva e decisiva a participação do jovem na política do município. “A juventude de forma geral foi protagonista nas últimas eleições municipais, entretanto fora do período eleitoral essa participação se torna menos ativa e presente na sua forma pública. Por isso a necessidade de uma coordenação atuante que estabeleça a conexão entre juventude e poder público.”

Segundo Melissa o município está em uma crescente na inserção do jovem frente a gestão.

“O nosso município está em uma crescente na inserção do jovem na política. Nota-se vereadores mais jovens na Câmara, titulares das pastas na gestão municipal e à frente de órgãos de suma importância para o município. Dessa maneira, com o engajamento político dessa classe crescendo a tendência é de que haja uma renovação na política e na sociedade como um todo”, esclarece.

Melissa conta que seu interesse por política começou desde cedo e que ser convidada para o cargo foi a continuidade dos seus trabalhos nas eleições quando concorreu a vereadora do Município.

Cresci no meio político. Não necessariamente partidário, mas político. Meu avô era sindicalista e sempre se engajou em ações que buscavam defender os interesses e direitos dos indivíduos, bem como o desenvolvimento da própria sociedade e para mim política é isso. Quanto ao cargo, sou grata a prefeita Carmelita Castro pela oportunidade de compor e somar à gestão, mas ele também é o curso natural de continuidade de um trabalho que eu iniciei nas eleições municipais de ouvir e entender a juventude sanraimundense para então estar capacitada para servir de ponte entre a gestão municipal e esse grupo”, relembrou a jovem.

Apesar de pouco tempo que assumiu a coordenadoria, Melissa elenca os desafios e a forma de condução do trabalho.

“Como titular de uma pasta tão recente no nosso município sei que tem muito a ser explorado ainda. Quero dialogar com as demais secretarias e melhorar a entrega de políticas públicas voltadas para a juventude. Todo o contato durante a campanha, nossas rodas de conversa, todas as reivindicações a respeito do incentivo ao empreendedorismo jovem, a conquista de espaços para lazer e discussão de ideias, o respeito e a valorização da cultura e o apoio à diversidade, continuam comigo e eu farei delas minha prioridade”, declarou.

Por Joselma Ventura – Especial

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo