Na manhã desta quinta-feira (12/01) um preso, identificado como Humberto Hilton Fernandes de Morais foi morto no momento em que estava sendo transferido com mais oito detentos da cidade de Teresina para as penitenciárias de Floriano e de São Raimundo Nonato.
A Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça do Piauí informou em nota que os detentos Francisco Alisson e Rafael Oliveira confessaram o crime e de imediato foram levados para a Delegacia de Floriano, onde foram autuados.
Os três detentos estavam presos na Casa de Custódia de Teresina, sendo que Humberto estava sendo levado para a penitenciária de Floriano e os outros dois detentos para a penitenciária em São Raimundo Nonato.
O órgão diz em nota que a transferência dos presos estava sendo feita de acordo com os procedimentos padrões de segurança, em condições adequadas de transporte, tendo sido feita uma vistoria junto aos detentos, antes da transferência.
Em entrevista ao programa Jornal do Piauí da TV Cidade Verde, o delegado de Floriano, Assis Carvalho, disse que um dos suspeitos, em depoimento, informou que o motivo do crime teria sido por rixa entre as facções do Comando Vermelho e do Primeiro Comando da Capital.
Uma sindicância está sendo aberta pela Secretaria de Justiça, para apurar o caso.