O desembargador Hilo de Almeida foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Piauí para o biênio 2023 – 2024. A eleição aconteceu na manhã desta segunda-feira (03) na sede do Poder Judiciário e também definiu o desembargador Olímpio Passos Galvão como novo Corregedor Geral de Justiça. Os dois foram aclamados por unanimidade pelos 20 desembargadores da corte.
O desembargador Manoel de Souza Dourado será o vice presidente do TJ-PI. Já o desembargador José Ribamar Oliveira, atual presidente, passará a ser o vice- corregedor a partir de 2023.
Perfil
Hilo de Almeida Sousa nasceu em 11 de março de 1957, no município de Mirador, no Maranhão. Em 1973 mudou-se para Teresina, onde estudou o 2º Grau na Unidade Escolar Zacarias de Góes (Liceu Piauiense) e o Curso de Eletrotécnico na Escola Técnica Federal do Piaui.
Em 1976, mudou-se para João Pessoa, na Paraíba, onde, em 1980, se formou no Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais na UFPB.
Ingressou no Ministério Público do Estado do Piauí em 1983, após prestar Concurso Público. oi titular das Promotorias de Guadalupe, Paulistana, José de Freitas, Piripiri, Teresina (5ª Vara Criminal) e da Curadoria da Infância e Juventude, respondendo ainda pelas Comarcas de Cocal, Parnaíba, José de Freitas, Piripiri e Piracuruca.
Hilo de Almeida foi nomeado o cargo de Desembargador em janeiro de 2012 na vaga do 5º constitucional cabível ao Ministério Público. Atuou como corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí no biênio 2019/2020.
Natanael Souza e Paula Sampaio