Deputado propõe auxílio financeiro para servidor que adotar criança no PI

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) apresentou um indicativo de projeto de lei que define um auxílio financeiro para servidores públicos estaduais do Piauí que adotarem crianças e/ou adolescentes. A sugestão do parlamentar é que o valor seja de um a cinco salários mínimos.

71c6205473a46d4aa8ba9bbe3525d80e

“Com a aprovação deste projeto, muitas famílias que desejam adotar crianças, inclusive com graves problemas de saúde, poderão fazê-lo, pois só não o fazem por falta de recursos financeiros suficientes para arcar com o amento das despesas decorrentes da adoção”, diz o deputado na justificativa do indicativo.

Por gerar despesas para o Estado, o deputado pode apenas fazer um indicativo do projeto de lei, que deve ser analisado pelo governador Wellington Dias (PT) e, se aceito, reenviado para discussão na Assembleia Legislativa.

continua depois da publicidade

Leia a proposta na íntegra

A ideia do deputado é que o auxílio seja concedido até o novo membro da família completar 18 anos, podendo ser prorrogado até os 24 anos se o mesmo entrar no ensino superior. A proposta é para apenas a adoção de uma criança ou jovem, exceto nos casos que envolvem irmãos. O benefício seria suspenso em caso de maus-tratos, negligência, abandono, exploração ou transferência do adotado para outra família ou um abrigo.

Fábio Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo