Dentre 25 candidatas, Katiúscia Ribeiro é a única mulher eleita vereadora de São Raimundo Nonato

Única mulher eleita como vereadora da cidade de São Raimundo Nonato, Katiúscia Ribeiro, é a nossa terceira entrevistada dentro da série que estamos fazendo para conhecer melhor os perfis que irão ocupar uma cadeira no legislativo municipal.


Katiúsica é fonoaudióloga, psicopedagoga, educadora física e tem um curso de saúde pública pela UESPI. Eleita pela sigla do MDB, com 729 votos, ela ressalta a importância da presença feminina na política e afirma que lutar pelo fortalecimento do gênero é uma de suas bandeiras.

“O fortalecimento do gênero com certeza é uma das minhas preocupações, precisamos de mais mulheres engajadas para que possam também contribuir com o nosso município. Eu como uma Mdbista, venho convidado várias amigas para se afiliarem ao nosso partido, ou em outro que elas se identificarem, para que possamos nos fortalecer e militar cada vez mais pela causa. No passado nós mulheres lutamos pelo direito ao voto e hoje vejo que temos que ocupar esses espaços que tanto lutamos para conquistar, seja na área que quiser. E na política não é diferente, essa campanha foi diferenciada, vimos mulheres mais engajadas, mais determinadas a disputar uma vaga na câmara”, declarou.

Katiuscia Ribeiro

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, foram 79 candidatos a vereadores sendo 25 mulheres e dessas 25, Katiúscia Ribeiro foi a única eleita.

“Me sinto sozinha por não ter outras mulheres, faltou mais representatividade. Precisamos de mais mulheres envolvidas na política! No nosso município tem muitas mulheres que precisam de espaço e oportunidade para mostra o seu potencial”, completou.

Sobre os projetos, a vereadora eleita, afirma ter vários planos, mas que a área da saúde é a sua prioridade.
“Vou lutar por vários projetos, mas uma das minhas principais bandeiras é a área da saúde, até por entender que precisamos avançar mais. A área da educação avançou muito, a infraestrutura também está avançando e vamos avançar ainda mais. Temos a agricultura que também foi bem fortalecida nessa gestão, e continuaremos dando esse suporte”, disse.

A vereadora pontua também que seria uma honra ser a candidata à presidência da Câmara Municipal.

“A respeito da presidência da câmara ainda não chegamos a nenhuma conversação, estamos aguardado. Precisamos dialogar, e esperar! Isso foi uma das coisas que eu aprendi ao longo desse primeiro mandado, que o primordial é saber esperar e dialogar. Mas eu gostaria de ser a candidata à presidência, seria uma honra! Vamos dialogar e no final tenho certeza que chegaremos a melhor conclusão”, afirmou.

Segundo ela a maior dificuldade da campanha foi lidar com ausência do pai e a insegurança em relação à pandemia.

O maior desafio da campanha foi lidar com ausência do meu pai, ele é a pessoa que tenho como espelho. Outro desafio foi à pandemia, onde tivemos muitas barreiras, dúvidas e inseguranças”, descreveu.

Sobre a relação com a prefeitura, Katiúscia afirma ser muito positiva. “Minha relação com a prefeitura é a melhor possível, sempre que preciso entro em contato com o nosso executivo. Sempre mantenho um ótimo diálogo com a prefeita e com os demais funcionários”, pontuou.

Para finalizar, a vereadora diz que hoje se sente mais preparada e que as expectativas para este novo pleito são as melhores. “As expectativas são as melhores, até porque hoje me sinto bem mais preparada, sei o que realmente as pessoas buscam, então tenho certeza que poderei contribuir muito mais”.

Reportagem Especial por Joselma Ventura

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo