Com a presença de autoridades, servidores(as), Defensores(as) e da população, foi realizada nesta quinta-feira (26), a inauguração do novo prédio da Defensoria Pública do Estado do Piauí na Comarca de São Raimundo Nonato. A solenidade foi conduzida pela Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.
Localizado próximo ao Fórum, na avenida Coronel José Dias, 816, no Centro da cidade, o espaço conta com ampla recepção, três gabinetes para Defensores(as), três salas para assessores(as), uma sala para reunião, TI e copa. Esse é o terceiro novo e/ou ampliado prédio da Defensoria inaugurado no interior, atendendo a determinação da Defensora Pública Geral e cumprindo o previsto no Plano Estratégico da Instituição.
Durante a solenidade, o Diretor Administrativo, Defensor Público Humberto Brito Rodrigues, destacou a importância de oferecer um espaço condizente com a Instituição para a população de São Raimundo Nonato. “Precisávamos oferecer à população um órgão adequado, que trouxesse dignidade para o nosso atendimento, humanização, porque a Defensoria é a porta de entrada do Sistema de Justiça para as pessoas mais vulneráveis em todo o Estado. Então, com esse envolvimento, essa parceria da Defensoria Regional e de vários outros setores, todos voltados para resolver as questões mais complexas, foi possível esse resultado. É muito gratificante estar aqui hoje e dizer que estamos tentando implementar em todo o Piauí um padrão de atendimento dessa qualidade, seguindo determinação da nossa Defensora- Geral (…), entendemos que esse tratamento humanizado é muito importante para que possamos levar nossos serviços da melhor forma possível aos nossos assistidos”, disse.
A Diretora das Defensorias Regionais, Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite também falou sobre a estruturação da Instituição no interior do Estado. “Até pouco tempo a nossa realidade no interior era os colegas da Instituição passarem pelas Defensorias Regionais com o objetivo de chegarem às cidades maiores ou mais próximas da capital, e isso não era o que desejávamos, desde sempre queríamos que vissem que as Comarcas do interior podem ser tão fortes quanto as Defensorias da capital, sendo assim iniciamos um trabalho de foco no interior, com a Gestão da nossa Defensora-Geral, Carla Yáscar e o comprometimento do nosso diretor administrativo, Humberto Rodrigues, que somou muito com essa ideia da Defensoria Regional e hoje é um dia de grande e emoção para a Regional, estamos dividindo aqui com os membros de outros poderes que estamos passando pela primeira vez por um Concurso de Remoção no qual Defensores da capital também almejam vir para as Defensorias do interior. São Raimundo Nonato é uma cidade de referência nacional e internacional e não tinha a Defensoria que mereceria, então agora está com essa estrutura para essa equipe maravilhosa que atua aqui o que nos deixa muito felizes. Hoje as Defensorias do interior não são mais pontos de passagem, são locais onde as pessoas querem se fixar e realizar”, destacou.
Falando em nome das Defensoras e Defensor de São Raimundo Nonato, a Defensora Pública Lívia de Oliveira Revorêdo reafirmou o compromisso de trabalhar pela Comarca. “Esse é um momento tão importante para São Raimundo Nonato, já estou aqui há 10 anos, foi minha primeira titularidade, e não quero sair, ainda mais depois dessa sede que conseguimos, estamos extremamente felizes com essa conquista porque, como foi narrado aqui, é uma questão de e dignidade para nossos assistidos e assistidas, e para nossa equipe também. Tínhamos um espaço que não estava oferecendo a estrutura à altura da Instituição e sabemos como foi difícil encontrar esse local. Temos uma Comarca enorme e estamos muito felizes em proporcionar essa estrutura para São Raimundo Nonato. Quero agradecer muito à Defensora-Geral, Carla Yáscar, assim como à nossa Corregedoria, que viu nosso espaço anterior e também nos ajudou, batalhou bastante por esse novo lugar. Nosso trabalho na Defensoria vai mais que atender, passa por uma questão de acolhimento, é uma população vulnerável que precisa desse apoio aqui teremos condições de ofertar cada vez mais”, ressaltou.
O Juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, presente ao momento, também se manifestou. “Gosto de observar o comportamento das pessoas e aqui a reação natural já deixa transparecer a extrema felicidade (…). me senti como um torcedor, quando ele vê o time dele ganhar (…), porque eu sou um torcedor dessa Instituição tão importante para a garantia dos direitos das pessoas que não tem condições, e com a Defensoria Pública é possível ter. (…) Vemos o quanto a Defensoria tem crescido, se desenvolvido, e isso é fruto do ser humano, das pessoas que integram essa Instituição. Este prédio está belíssimo, mas se não tivesse essas pessoas não funcionava. Assim que olho para a Instituição vejo o Defensor que está lá na ponta, no interior e vejo também a Defensoria Pública Geral, que faz esse trabalho belíssimo”, externou.
“Carlos Drummond de Andrade já falava da pedra no meio do caminho e essas pedras que a gente vai ultrapassando são justamente as conquistas institucionais, então, é muito bom ver esse desenvolvimento para garantir que os invisíveis, os vulneráveis, tenham um lugar de acolhimento, inclusão e empoderamento da cidadania e é importante falar dessa luta para garantir os direitos dos invisíveis. Hoje estamos festejando, mas é importante falar das dificuldades, porque é na verdade a luta da Defensoria nesse sentido, porque o mote da Defensoria é acolher bem, mas é mais que isso, é brigar pelos direitos fundamentais, recorrer aos Tribunais, brigar nesses Tribunais onde atuam excelentes Defensores, e não se exaure o papel da Defensoria nesse evento muito importante que marca um território, ter trazido para essa população do Sul do Piauí essa conquista”, complementou a Desembargadora do Estado do Rio de Janeiro, Cristina Gaulia.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior destacou o comprometimento da equipe que atua em São Raimundo Nonato e o envolvimento de toda a Defensoria para que a Instituição se torne cada vez mais sólida no interior do Estado. “ Esse é um momento de compartilhar alegria com essa equipe maravilhosa que atua aqui e que todos os dias está atendendo os assistidos e assistidas , visitando famílias quilombolas, estabelecimentos prisionais, são pessoas que queremos parabenizar por estarem à frente dessa equipe valorosa de São Raimundo Nonato, fazendo com que a defensoria Pública seja vista, respeitada, reconhecida, e é muito bom ver todos e todas presentes valorizando o trabalho da Defensoria. Sempre falamos que cada sede inaugurada tem todo um trabalho percorrido até que se chegue ao prédio novo, tem cada setor da Defensoria que se envolve para que consigamos estruturar e entregar uma sede mobiliada, toda funcionando, então, como a Defensoria é uma Instituição que está a cada dia se consolidando, é muito importante ver a equipe funcionando nessa engrenagem perfeita. E aqui faço todos os agradecimento a essa equipe, a tanta gente que se envolve, desde o pessoal dos serviços gerais até a equipe da Gestão, para que tudo aconteça como está acontecendo.”, afirmou.