Dados da Saúde confirmam 27 casos de microcefalia no PI

MARCELO CASTRO confirmou ainda 7 mil casos de dengue no Estado: ‘temos problemão’

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (24) que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril. A microcefalia faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal.

A epidemia de microcefalia atinge principalmente o Nordeste. Pernambuco é o estado com mais casos registrados: 268.

d91fa86a0dcc26585114d737988fab26

continua depois da publicidade

Em seguida vêm Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9) e Bahia (8) e Goiás (1). Foi também notificado um óbito suspeito no Rio Grande do Norte.

“Todos os cientistas que tivemos contato até agora atribuem o surto de microcefalia, por enquanto circunscrito ao Nordeste, principalmente no estado de Pernambuco, ao zika vírus”, declarou. “Estamos com o problema potencializado. Além da dengue, que mata, além da chikungunya, que aleija temporariamente, temos o zika vírus, que aparentemente causa a microcefalia. [É] um problema de dimensões muito grandes que temos que enfrentar”, disse o ministro Marcelo Castro.

Com relação à dengue, no Piauí foram identificados 7.486 casos, mas o relatório revelou que Teresina está entre as 10 capitais com índice satisfatório em relação à epidemia. Dois municípios no Piauí, Alegrete e Avelino Lopes, estão em situação de risco.

Fonte: Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo