Criador do WhatsApp diz que Brasil ‘se isola do mundo’

Assim como fez Mark Zuckerberg, Jan Koum, cofundador e presidente-executivo do WhatsApp, criticou o bloqueio do aplicativo de mensagens no país. O empresário americano de origem ucraniana afirmou nesta quinta-feira, em sua conta no Facebook, que a decisão “míope” tomada pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo “isola o Brasil” do resto do mundo.

“Nós estamos desapontados com a decisão míope de bloquear o acesso ao WhatsApp, uma ferramenta de comunicação da qual tantos brasileiros dependem, e tristes de ver o Brasil se isolar resto do mundo”, afirmou Koum .

continua depois da publicidade

O bloqueio ao aplicativo foi iniciado em todo o território nacional a partir das 0h desta quinta-feira e deve permanecer por 48 horas. As operadoras brasileiras de telefonia celular aceitaram a decisão, sob pena de multa pela Justiça de São Paulo, informou o O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) ainda na noite desta quarta-feira. A decisão foi tomada pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e o autor da ação não teve sua identidade revelada.

A não colaboração do WhatsApp em uma investigação criminal foi o motivo do bloqueio. As autoridades que investigam um crime obtiveram autorização judicial para que a empresa quebrasse o sigilo de mensagens trocadas pelos suspeitos. No entanto, o WhatsApp não atendeu à solicitação e teve seu serviço bloqueado no país como represália.

Segundo informações do site Consultor Jurídico, o processo que causou o bloqueio investiga um homem preso pela Polícia Civil de São Paulo em 2013, acusado de latrocínio, tráfico de drogas e associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele teria sido solto pelo Supremo Tribunal Federal, graças a um Habeas Corpus, em novembro deste ano.

Reação

Com o bloqueio do aplicativo, o que não faltou foi reação dos brasileiros, que sempre utilizam do humor.

——————————————

——————————————

——————————————

——————————————

——————————————

——————————————

——————————————

——————————————

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo