Em São Raimundo Nonato os alunos de creches, da Rede Municipal de Ensino, estão participando do Projeto Semana da Água, que teve início na segunda-feira (18). O projeto tem por finalidade propor ações para os alunos das escolas municipais enfatizando a importância da água, e as problemáticas encontradas pela falta dessa substância.
De acordo com a prefeita Carmelita Castro, o projeto vem sendo desenvolvido visando alertar aos alunos, desde cedo, a importância do meio ambiente para a população. “A ideia é que o projeto Semana da Água leve as nossas crianças algo novo, como as aulas práticas, que são um atrativo, que mostra de maneira lúdica, o quanto cada um, com um simples gesto, pode fazer muito pelo meio ambiente”, afirmou a prefeita.
Diversas atividades foram realizadas nas creches municipais; Na creche Tia Remédios a semana foi aberta com a história da gotinha cristal, que mostrou às crianças a importância do não desperdício da água e as suas utilidades, além de roda de conversa, confecção de gotas, usando carimbo na mão das crianças, e a coleta da água limpa e suja, para que os alunos aprendam sobre a preservação e a não poluição do meio ambiente.
Na escola Arlindo Rubem de Macêdo , na localidade Onça, os alunos confeccionaram cartazes de conscientização e valorização da água, foram confeccionados aquários com peixinhos e realizada rodas de conversa sobre a importância do meio ambiente.
Na creche São Raimundo não foi diferente, professoras contaram historinhas, conscientizaram as crianças sobre a importância da água, por meio de rodas de conversas e confecção de cartazes, além de aulas práticas sobre as várias maneiras de utilizar e não desperdiçar a água.
Na Creche Nossa Senhora das Mercês a importância da água foi relatada pelos alunos por meio de cartazes sobre a preservação das mesma.
A Secretária Municipal da Educação, Silmara Oliveira, ressaltou que por meio do projeto, todos passam a dar um maior valor a água. “Por meio desse projeto que vamos reavaliar nossas ações para com o meio ambiente, refletindo nas pequenas atitudes a importância da mesma, para que de fato nós possamos ter atitudes e valores voltados a proteção e conservação da água”, explicou.