Começou a maior prévia de Carnaval de Teresina. Neste sábado acontece mais uma edição do Corso, desfile de caminhões que se consolidou nos últimos anos, rendendo ao evento o recorde mundial registrado no Guinness Book.
Ao contrário de edições anteriores, poucos caminhões foram inscritos para o concurso realizado pela Prefeitura de Teresina, que premia a melhor “alegoria”. Paralela à escolha da PMT, diversos outros concursos também elegem os melhores caminhões e fantasias, como o caso das TVs Cidade Verde e Meio Norte.
Mas a redução no número de caminhões não preocupa o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Lázaro do Piauí. Ao 180, ele admite acreditar que a crise contribuiu para a redução drástica no número de caminhões, mas brinca: “O Guinness já é nosso”.
Lázaro afirma que deseja apenas garantir tranquilidade e segurança aos foliões que irão sair de casa para curtir a festa. “O que importa é a pessoa vir pra cá, brincar e voltar para casa tranquilo. É o que o prefeito Firmino Filho e eu quero. Todo mundo com seus filhos na avenida, no chão ou no caminhão o corso é só diversão”, afirmou.
Além da presença de 800 policiais militares, na avenida estão ainda 400 seguranças contratados pela prefeitura de Teresina. Foi montada ainda uma estrutura de 200 banheiros químicos, camarotes, equipes de limpeza estarão a postos, antes, durante e depois do evento.
No camarote da prefeitura de Teresina, uma equipe do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia, realiza campanha em defesa da mulher. O grupo, que carrega placas com dizeres “homem de verdade não bate em mulher” e “corpo de mulher não é folia”, conta com apoio de Lindalva Carvalho, mãe do prefeito Firmino Filho.
Em entrevista, o prefeito de Teresina, Firmino Filho comentou sobre a redução no número de carros enfeitados. “A festa não é para caminhão, é para a população”, disse. Ele ainda comemorou a animação da festa, feita com “criatividade e alegria”.
“O corso nos últimos seis anos ganhou uma carga explosiva, é referência na região. E foi a população quem deu corpo para a festa, de forma espontânea”, disse o prefeito.
Publicado Por: Apoliana Oliveira