Coronavírus: Governo adia solenidade da Batalha do Jenipapo e faz reunião com hospitais

O governo do estado comunicou no final da tarde desta quinta-feira (12) o adiamento da solenidade de outorga de medalhas em comemoração aos 197 anos da Batalha do Jenipapo, que seria realizada nesta sexta-feira, 13 de março. O adiamento leva em consideração a decretação do estado de pandemia do Covid-19 (Novo Corona Vírus) pela Organização Mundial da Saúde. O Piauí investiga 15 casos suspeitos, sendo 7 exames com resultados negativos no Lacen, mas ainda aguardando contraprova em laboratório de São Paulo.. O presidente da República, Jair Bolsonaro, está sendo monitorado após seu secretário de comunicação, Fábio Wajngarten, testar positivo para a doença. Os dois estiveram juntos em viagem aos Estados Unidos. Em todo o país, já são 77 casos confirmados para o coronavírus.

Segundo o Governo do Estado, a decisão também leva em consideração que este ano a solenidade aconteceria em um ginásio poliesportivo, sendo este um local fechado e que acomodaria determinada aglomeração de pessoas, ambiente propício para a propagação de vírus respiratórios.

No mesmo horário da solenidade, haverá uma reunião de avaliação das medidas adotadas pelo Piauí e um encontro com todos diretores clínicos e gerais dos hospitais estaduais para discutir o Plano de Contingência do Piauí e apresentar medidas contra a propagação do Covid-19 no estado. O evento será na Escola Fazendária, às 9h.

“Vale lembrar que em alguns estados da federação já suspenderam aulas escolares, eventos esportivos, shows culturais e demais atividades de aglomeração pública. O Piauí se manterá em estado de alerta e trabalhará para evitar a contaminação em seu território”, informou o governo.

continua depois da publicidade

Leia o comunicado na íntegra:

Considerando a decretação do estado de pandemia do Covid-19 (Novo Corona Vírus) pela Organização Mundial da Saúde e as recomendações para que sejam adotadas medidas de contenção à disseminação do vírus, bem como a necessidade de intensificar mecanismos emergenciais de resposta, busca por casos suspeitos, isolamento, testes e tratamento para a doença, o Governo do Estado do Piauí decidiu adiar a solenidade de outorga de medalhas em comemoração aos 197 anos da Batalha do Jenipapo.

A decisão também leva em consideração que este ano a solenidade aconteceria em um ginásio poliesportivo, sendo este um local fechado e que acomodaria determinada aglomeração de pessoas, ambiente propício para a propagação de vírus respiratórios.

Informamos que, no mesmo horário em que seria realizada a solenidade, haverá uma reunião de avaliação das medidas até aqui adotadas e um encontro com todos Diretores Clínicos e Gerais dos Hospitais Estaduais para discutir o Plano de Contingência do Piauí e apresentar medidas contra a propagação do Covid-19 no Piauí.

Vale lembrar que em alguns estados da federação já suspenderam aulas escolares, eventos esportivos, shows culturais e demais atividades de aglomeração pública. O Piauí se manterá em estado de alerta e trabalhará para evitar a contaminação em seu território.

Hérlon Moraes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo