Os catadores de material reciclável de São Raimundo Nonato fundaram uma cooperativa, organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.
A iniciativa se deu pela Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato em parceria com a Secretária Municipal do Meio Ambiente.
“Fomos até a comunidade Vistosa, onde residem boa parte dos catadores, na oportunidade foi apresentado o estatuto para esses profissionais. Eles aprovaram o estatuto e imediatamente já realizaram a eleição para a escolha da Diretoria Administrativa e do Conselho Gestor”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, André Landim.
O próximo passo para os cooperados é passar pela parte burocrática, organizar a papelada em cartório e junto com a prefeitura de São Raimundo Nonato, estudar um espaço para que a cooperativa funcione.
O objetivo da cooperativa é reduzir lixo soterrado e possibilitar aos catadores o acesso ao material limpo, dando mais cidadania e um melhor ganho econômico para todos.