A saúde bucal não é apenas essencial para evitar doenças, como também para o convívio social. Existem diversas causas do mau hálito, como jejum prolongado, má digestão ou consumo de determinados alimentos — especialmente industrializados. Por isso, cuidar da alimentação é algo determinante para garantir uma forma de acabar com o mau hálito.
Há alimentos que são considerados “detergentes”, por facilitarem o processo de digestão e colaborarem para a limpeza bucal. O resultado disso é a eliminação de bactérias que causam o mau odor. Confira alguns desses itens naturais quemerecem fazer parte da sua dieta:
Água
É determinante também para a saúde da boca, uma vez que remove os resíduos alimentares e evita a formação de placa bacteriana na língua. Além disso, estimula as glândulas salivares, o que evita a halitose.
Limão
O limão regula o funcionamento do intestino e traz bactericida, o que faz com que sejam eliminadas as bactérias presentes na boca e no sistema digestivo, que impedem a formação das placas.
Iogurte natural sem açúcar
Alimento que reduz o nível de ácido sulfídrico, um dos responsáveis pelo mau hálito. Além disso, contém bactérias probióticas, que protegem o organismo.
Canela, gengibre e hortelã
Quando pensamos em um hálito fresco, a hortelã certamente vem à mente. E não é à toa. A planta, assim como a canela, o alecrim e o gengibre, facilita a digestão, estimula o sistema digestivo e possui ação antioxidante, adstringente e termogênica.
Cereais integrais
Nessa categoria entram o arroz, pães, macarrão, entre outros alimentos ricos em fibras e em carboidratos complexos. A grande vantagem é que eles estimulam o trânsito intestinal e mantêm os níveis de glicemia estáveis, o que evita o mau hálito provocado pela hipoglicemia.
Maçã e cenoura
Esses são alimentos que estimulam a salivação, limpam os dentes e impedem a formação da placa bacteriana na língua. Entram nessa categoria também o pepino e o aipo. Mas eles devem ser consumidos crus.
Frutas cítricas
Além do limão, frutas como laranja, tangerina, abacaxi, kiwi, morango e maracujá, entre outros, possuem ação adstringente e bactericida, estimulam a salivação e o funcionamento do sistema digestivo.
Fonte: Estadão Conteúdo