Comunidades quilombolas de São Raimundo Nonato recebem serviços de cidadania

Levando serviços às comunidades tradicionais da Comarca de São Raimundo Nonato, na última quinta-feira (26), o Projeto Trilha de Direitos realizou, em parceria com a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí, uma jornada de atendimentos na comunidade quilombola Moisés, a 32 quilômetros do município de São Raimundo Nonato.

Durante a ação, foram emitidas quase 180 solicitações da 2ª via do Registro Civil e 60 de Registro Geral (RG), bem como a realização de 240 atendimentos voltados ao Cadastro da Agricultura Familiar – CAF, Carteira de Identificação Civil (CIN), orientações sobre o Juizado Especial Federal e 86 fotografias para a CIN.

“Estamos realizando mais uma etapa do Trilha de Direitos, esta iniciativa que está mudando o acesso da Justiça às populações da Comarca de São Raimundo Nonato. Acompanhados de notáveis autoridades do Judiciário, como a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Cristina Tereza Gaulia, o juiz auxiliar do Foro Extrajudicial piauiense, Carlos Augusto Arantes Júnior, o juiz federal Felipe Pinto e o juiz Samuel Lima, realizamos um evento que levou serviços fundamentais à populações que necessitam dessa aproximação. É a Justiça chegando diretamente às comunidades tradicionais, atendendo e levando conhecimentos jurídicos de cidadão para cidadão”, afirmou a juíza do JECC de São Raimundo Nonato, Uismeire Ferreira Coelho.

continua depois da publicidade

Durante o seu discurso, o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, observou que a atuação do projeto na comunidade Moisés simboliza a busca do Judiciário piauiense em levar o acesso às documentações básicas a todos os cidadãos(ãs) piauienses, visando a garantia do exercício de uma cidadania plena a todos e todas.

O Trilha de Direitos é uma iniciativa do Juizado Especial Cível e Criminal-JECC de São Raimundo, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) que, nesta 2ª etapa, conta com o apoio da Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí, da Secretaria Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária – SADA, Secretaria de Assistência Familiar (SAF), Coordenação da Comunidade do Núcleo de São Raimundo Nonato, Instituto de Identificação Civil e do Juizado Especial Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo