Os senadores piauienses Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB) estão entre os “cabeças” do Congresso, de acordo com levantamento elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento aponta os 100 deputados e senadores mais influentes no Congresso.
É fácil compreender por que os dois parlamentares do Piauí são os únicos que figuram na lista – não há nenhum deputado do estado no levantamento: Ciro é presidente nacional do Progressistas, partido do chamado “Centrão”, que tem sido o fiel da balança na aprovação ou rejeição de pautas do Governo Federal no Congresso Nacional. Já Castro, foi ministro da Saúde do Governo de Dilma Rousseff e eleito presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) este ano. Sua principal missão é a elaboração do Orçamento.
Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança.
Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.